Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
ANIMAG | Braga| 23 Jun 2021
ANIMAG Zona Um - Recomeçar!
Frei José Dias de Lima OFM, presidente da Zona 1 do ANIMAG

Após um longo período de inatividade da Zona Um, desde o início da Pandemia provocada pelo Covid-19, os seus membros voltaram a reunir, no dia 26 de Maio de 2021, no Convento Franciscano de Montariol em Braga, para recomeçar a sua atividade missionária. Foram eles: Frei José Lima (Franciscano), Pe. Agostinho Tavares (Espiritano), Pe. Domingos Forte (Consolata), Pe. Manuel Meneses (Verbo Divino), Joana Veloso (Secular Comboniana), Irmã Emília Garcês (Espiritana), Irmã Celeste Lopes (S. José de Cluny) e Irmã Rosalina Barbosa (Franciscanas Missionárias de Maria). Sentimos a falta, neste encontro dos nossos queridos Padre José Tavares (Comboniano - a quem desejamos melhoras na sua saúde periclitante), Pe. João Batista (Consolata) e Alda (Secular Comboniana).

Temos tido conhecimento que as outras zonas se têm reunido via Zoom, mas a Zona Um não encontrou motivações para enveredar por esse caminho, talvez avessa às novas tecnologias, e aguardou o passar da tempestade pandémica, para as reuniões presenciais, que já tanta falta nos faziam. Aliás, o primeiro motivo para este encontro foi, precisamente, para nos vermos, embora sem abraços nem beijos.

Este primeiro encontro pós pandémico, iniciou-se com um momento de reflexão orientado pelo Frei José Lima, que a partir de Gal. 5,16-25, convidou a todos a se deixarem guiar pelo Espírito Santo, protagonista da Missão, que renova todas as coisas e abre os corações ao dinamismo trinitário.

Depois, Frei Lima partilhou o trabalho desenvolvido pelo CMAB - Centro Missionário Arquidiocesano de Braga, revelando que, de certa forma, a paragem da Zona Um, pelo que ao CMAB diz respeito, não significou que houve uma paralisia total, pois algumas atividades missionárias tiveram a participação de alguns membros da Zona, mas dentro da dinâmica missionária do CMAB, do qual alguns elementos da Zona Um fazem parte (Frei José Lima, Pe. Meneses e Ir. Emília Garcês). Entre essas atividades sublinhou a Campanha "juntos por Cabo Delgado" e a recensão de filmes com caráter missionário.

Em seguida, e voltados para o Arciprestado de Póvoa de Lanhoso, para onde se vira a atividade missionária da Arquidiocese de Braga, no ano 2021/2022, pensámos em várias formas de atuação, tendo em conta os condicionalismos da pandemia. Decidimos deixar a questão para um encontro com o arciprestado de Póvoa de Lanhoso, e que aconteceu no dia 15 de Junho de 2021, na casa do Pároco de Arosa, Pe. Luís Fernandes.

Neste encontro com os Párocos das terras de Maria de Fonte, estiveram o Frei José Lima, o Pe. Manuel Meneses, a Ir. Rosalina Barbosa, a Ir. Celeste Lopes e a Ir. Emília Garcês. Foi um encontro muito proveitoso e os párocos mostraram-se entusiasmados com a nossa presença nas suas 31 paróquias (29 do concelho de Póvoa de Lanhoso e 2 do concelho de Guimarães).

Após termos ouvido a opinião dos párocos, acabamos por não optar pelas tradicionais semanas, nem pelo tríduo sextas a domingos, mas e enveredar por um caminho que deve ser feito ao longo do ano pastoral, de forma a abarcar os jovens, agentes de pastoral, CNE, catequeses, famílias e crisma. Vamos fazer alguns encontros específicos dividindo o arciprestado em duas ou três zonas, para os encontros com catequistas, jovens, CNE, agentes de pastoral e crisma. Para as famílias, as catequeses e o povo em geral, iremos às missas vespertinas e dominicais das paróquias, ao longo do ano, e contactaremos com as catequeses, antes ou depois das mesmas.

Avançamos também com algumas máximas que possam apresentar o tema da atividade missionária, partindo da mensagem do Papa para o dia mundial das missões, do programa pastoral da Diocese e do lema da Próxima Jornada Mundial da Juventude, tendo como chave as palavras: Caridade - Fé - Levanta-te.

Os párocos, na pessoa do seu arcipreste, o Pe. Albino José da Silva Carneiro, ficaram de apresentar aos missionários, na pessoa do presidente de Zona, Frei José Lima, o programa anual da nossa presença nas suas paróquias, e da máxima definitiva que sirva de apresentação à iniciativa missionária, antes do dia 7 de Julho de 2021, o dia da próxima reunião da Zona Um, também em Montariol, Braga (tendo a reflexão inicial desta reunião, ficado a cargo do Pe. Domingos Forte), onde já esperamos formar as equipas que irão avançar para o campo de trabalho.

E assim, como que levantada do chão desta pandemia, a Zona Um recomeça a obra sempre inacabada da missão, para glória de Cristo e para o bem da Santa Madre Igreja, a quem todos prometemos reverência e obediência.

Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui