Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
Gritarão as pedras?
Pe. Jorge Vilaça, Centro Missionário Arquidiocesano de Braga
  © Filipa Correia/DACS | Braga

1. Como foi noticiado no passado dia 11, o Papa transferiu D. Luiz Fernando Lisboa da Diocese de Pemba (Moçambique) para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (Brasil). Os comunicados oficiais foram reservados em palavras. A imprensa portuguesa, até desportiva, sublinhou a importância da voz firme e incómoda de D. Luiz em representação do povo martirizado. Registo, contudo, as palavras luminosas do Bispo Anglicano moçambicano, D. Dinis Sengulane neste momento delicado: “se ele não falasse acerca da situação dos direitos humanos, acerca do bem-estar do povo de Cabo Delgado [Diocese de Pemba], estaria a falhar no seu ministério. O que ele fez é o que se espera de um Bispo, de um líder religioso, muito mais de um líder cristão. É extremamente lamentável que haja pessoas que viram nas intervenções de D. Luiz como sendo não apropriadas. São pessoas que não entendem qual o papel de um Bispo. Apraz-nos saber que a maioria, até no nível mais alto, demonstraram que ele não estava sozinho, que apreciavam o que ele estava fazendo.” Recordo o lema da ordenação presbiteral e episcopal de D. Luiz: “Enviou-me para evangelizar os pobres”.

2. Desde setembro de 2013 que D. Luiz visitou em diversas circunstâncias a Diocese de Braga, bem como D. Jorge Ortiga a Diocese de Pemba. Os cristãos de Braga estão também em Pemba, oficialmente, desde 2016, cuidando pastoralmente da Paróquia de Santa Cecília de Ocua. Se fomos acolhidos lá é porque nos acreditamos irmãos. Se os acolhemos cá é porque nos acreditamos irmãos. Se na Paróquia de Ocua celebramos a Vida com as 96 comunidades cristãs, dispersas por cerca de 100km, é porque somos irmãos. Se nos desentendemos e nos perdoamos é porque somos irmãos. Se investimos na formação de catequistas e de meninas que querem estudar é porque somos irmãos. Se choramos ou rimos até às lágrimas é porque somos irmãos. Se encontramos parceiros para o aleitamento de crianças desnutridas é porque somos irmãos. Se nos arrepiamos com os cânticos e danças moçambicanas é porque somos irmãos. Se contribuímos para o melhoramento do posto de saúde ou da casa da Missão é porque somos irmãos. Se estamos ainda na campanha Juntos por Cabo Delgado é porque somos irmãos. Se trocamos centenas de e-mails ou formamos novos voluntários é porque somos irmãos. E se não fizermos rigorosamente nada, mesmo assim e sobretudo assim, estando, é porque somos irmãos.

3. “Dá-me a palavra certa / Na hora certa / E do jeito certo / E pra pessoa certa // Palavra é como pedra, preciosa sim / Quem sabe o valor cuida bem do que diz / Palavra é como brasa queima até o fim / Quem sabe o que diz há de ser mais feliz”. (Pe. Zezinho). Este cântico constava do guião do 1º Tambor, um curso de formação no campo social e pastoral que decorreu em Pemba no ano de 2005. Na dianteira estava o, naquele tempo, Pe. Luiz. A ele, ainda sem jeito, confesso a dificuldade da palavra certa. Sim, D. Luiz, maior que a dor só a vontade de servir.

4. Manda calar os teus discípulos!, pediam os fariseus a Jesus. “Digo-vos que, se eles se calarem, gritarão as pedras”.

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 18 de fevereiro de 2021.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui