Informações


Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | Braga| 15 Jul 2016
Jornadas Missionárias Nacionais (2004-2010) - “Missão: urgência e prioridade” (OMP) (2010)
PARTILHAR IMPRIMIR

As Jornadas Missionárias Nacionais realizam-se, em principio, na primeira quinzena de Setembro de cada ano, em Fátima. São, a par do Curso de Missiologia, duas excelentes iniciativas anuais. Promovem, a níveis diferentes, a relexão, o desenvolvimento e o estimular da dimensão missionária da Igreja, em Portugal.

São organizadas, actualmente, pela Comissão Episcopal Missões, Obras Missionárias Pontifícias e CIRP, através dos IMAG. Na prática, o secretário da Comissão Episcopal Missões, que é o Director Nacional das Obras Missionárias Pontifícias, escolhe uma pequena comissão executiva dos membros do IMAG, a im de, cada ano, preparar as Jornadas Missionárias Nacionais. Escolhido o tema do ano pela comissão executiva, partilhamos, por sua vez, todo o material de preparação com os membros do Conselho Nacional Missões, outros membros do IMAG e Missão Press.

Existe, como é afirmado supra, um tema para cada ano, tendo como pano de fundo a MISSÃO. A título de exemplo, foram desenvolvidos temas como: “A Missão e o futuro da Europa” (2004); “O futuro da Missão Ad Gentes” (2007); “Espírito Santo e Missão” (2010).

Houve, entretanto, desde o início, a preocupação de convidar pessoas qualificadas (Bispos, Professores/as Universitários, Especialistas da Teologia da Missão, Missionários/as e outras pessoas), a fim de apresentarem as mais variadas facetas do mesmo tema.

Dada a qualidade e profundidade da relexão, para além do agrado geral, eram, no fim, solicitados, pela maioria dos participantes, os textos em questão. Algumas Revistas aproveitaram a oportunidade e publicaram, nesse ano, as relexões/palestras reputadas mais adequadas. Assim, “ Missão OMP”, “Igreja e Missão”, “Vida Consagrada”, “Brotéria”, etc. publicaram algumas delas.

Sendo as Obras Missionárias Pontifícias detentoras de todas as palestras/conferências, que nos foram entregues, julgamos oportuno publicar em livro todos os temas das Jornadas Missionárias Nacionais desde 2004 a 2010. Houve dificuldade na escolha do título. Optámos por Missão – Urgência e Prioridade.

Porque de Missão se trata, proponho, a terminar, uma relfexão de D. Hélder Câmara:

“Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso eu. É parar de dar volta ao redor de nós mesmos, como se fôssemos o centro do mundo e da vida. É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos: a humanidade é maior.

Missão é sempre partir, mas não devorar quilómetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então Missão é partir até aos confins do mundo.”

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para as Missões
Contactos
Morada

Rua de São Domingos, 94b
4710-435 Braga

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui