Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | Braga| 14 Jul 2016
Teologia da Missão - José Nunes, op (2008)

Dois acontecimentos provocaram o aparecimento destas Notas para uma Teologia da Missão: em primeiro lugar, completaram-se 25 anos da fundação e presença dos Dominicanos em Angola (Novembro de 1982-2007) – projecto missionário em que me foi dada a graça de participar desde o início; em segundo lugar, a realização, em Portugal, do Congresso Missionário Nacional (2008).
Tais acontecimentos vieram, afinal, provocar uma nova reflexão e um sistematizar de materiais de cursos, conferências, artigos, comunicações que, na área da missionologia, se foram „coleccionando ao longo de anos.
Não se trata de um extenso e completo Manual de Teologia da Missão. São reflexões onde, de forma sintética, se percorrem os vários apartados da missionologia. Assim numa primeira parte, ocupamo-nos preferentemente de questões relativas ao estatuto desta disciplina: o que é verdadeiramente „missão, o aparecimento e a história da missionologia como ciência autónoma, a busca de uma séria fundamentação para a missão eclesial (dum ponto de vista bíblico-teológico mas também histórico). Na segunda parte, procuram-se os caminhos da actual missionologia – perspectivas claramente abertas pelos textos do concílio Vaticano II: a missão pode e deve ser hoje entendida como inculturação, libertação e diálogo inter-religioso.
No final, apresenta-se um anexo com um olhar pessoal, em jeito de homenagem, sobre o Voluntariado Missionário em Portugal – realidade nova e florescente num país de tão grandes tradições na missão ad gentes.

Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b