26 março 2023

III Encontro Arquidiocesano da Catequese com Adolescentes

Departamento Arquidiocesano da Catequese

"explosão de sensações, espontaneidade e alegria na descoberta do “onde moras” por parte dos nossos adolescentes"

O III Encontro Arquidiocesano da Catequese com Adolescentes, realizado no passado sábado, juntou no Sameiro oito centenas de adolescentes e catequistas provenientes de 39 paróquias.

No acolhimento, que aconteceu junto à estátua de S. João Paulo II, D. José, dirigiu-se aos adolescentes agradecendo a sua presença e agradecendo por serem o rosto jovem da Igreja e, usando as palavras deste Santo Padre, exortou-os a que " não tenhais medo. Abri, ou melhor, escancarai as portas a Cristo." E acrescentou, "escancarai os vossos corações a Cristo".

Sendo o tema do encontro "Diz-me onde moras!" foram proporcionados durante a manhã momentos que levassem os participantes a encontrar a morada de Jesus no seu coração, no seu interior e na Criação, na natureza.

O tempo de convívio e diversão durante o almoço pic-nic e no momento musical com o grupo da ACIJE, Associação Cultural Infanto Juvenil de Esporões, foi um convite a encontrar Jesus que mora na partilha e na diversão e que mora no outro, em cada situação, em cada encontro do dia a dia.

O dia terminou com a celebração da eucaristia na cripta do Sameiro presidida pelo Sr. Cónego José Paulo Abreu.

Foi uma explosão de sensações, espontaneidade e alegria na descoberta do “onde moras” por parte dos nossos adolescentes.