Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Balasar (Santa Eulália)
Balasar (Santa Eulália) | 2 Mar 2018
As Origens do Projeto Living Peace
  © http://livingpeaceinternational.org/br/home.html

O Projeto de Educação para Paz, LIVING PEACE teve origem no Egito, em 2011, a partir da atuação do professor Carlos Palma, uruguaio, vivendo, porém, no Meio Oriente há mais de 25 anos o drama das contínuas guerras e conflitos. Diante dessa situação, se perguntou como poderia dar uma contribuição concreta para uma Cultura de Paz.

Dado da Paz

Assim, cinco anos atrás, propôs aos quinze alunos de uma de suas classes, no Cairo, de iniciar o dia jogando o “Dado da Paz”. Nas faces desse dado, em vez dos números temos seis frases que incentivam a construção de relacionamentos de paz entre todos. O mesmo inspira-se nos pontos da “Arte de Amar” propostos por Chiara Lubich às crianças do Movimento dos Focolares, também através de um dado.

Time out - momento pela paz

Ao mesmo tempo, sugere também a prática do «Time out», uma proposta de Chiara Lubich, durante a guerra do Golfo, em 1991: diariamente, às 12:00h, todos param em um momento de silêncio, de reflexão ou de oração pela paz, formando assim uma «corrente humana» que liga e abraça o mundo inteiro.

Em pouco tempo, o clima daquela classe se transformou: as crianças se ajudam reciprocamente, com uma atenção aos mais frágeis. Os professores não fazem mais distinção entre os alunos e pedem desculpas quando cometem algum deslize durante a aula. O clima favorável provoca, inclusive, uma melhora na aprendizagem de todos.

A mudança significativa chama a atenção dos outros professores e da direção e logo a escola toda adota a prática do “Dado da Paz” e do “Time-out”. Sessenta grandes dados e um forte desejo de mudar o jeito de educar e de dialogar haviam literalmente transformado a escola.

Nasceu assim a base do Projeto, que passou a se chamar “Living Peace” e que em pouco tempo difundiu-se em várias partes do mundo e continua expandindo-se cada vez mais, graças à criatividade de todos aqueles que, aderindo, tornam-se seus protagonistas.

O Projeto envolve 25.000 adolescentes de 200 escolas, em136 cidades de 103 países.

Em reconhecimento à sua ampla difusão e impactos positivos, o Projeto já recebeu algumas premiações internacionais:

2014 - Luxembourg Peace Prize, do Forum Mundial da Paz, LUXEMBOURG

2015 - Angels of the Culture, do Departamento de Paz e Intercultura da cidade de Ausburgo - GERMANIA

2016 - Armonia tra I Popoli, do município de Montecatini, (Fiorença) - ITÁLIA

Ver: http://livingpeaceinternational.org/br/home.html