Toma e Lê

As Cruzes floridas de Cerzedelo
dias 6 e 7 de maio
  © Cruzes floridas de Cerzedelo

Realiza-se nos próximos dias 6 e 7 de maio a Festa das Cruzes na paróquia de Santa Cristina de Cerzedelo, no arciprestado de Guimarães e Vizela.

O dia de sábado é vivido nas casas das 16 famílias que acolhem as 16 cruzes e as suas mordomas que, através do trabalho exímio pétala a pétala, asseiam as cruzes de madeira transformando-as em verdadeira obras de arte viva.

No dia de domingo, ainda de madrugada, a população sai à rua com afinco para elaborar belos e extensos tapetes de flores e serrim pintado, numa extensão de vários quilómetros, para que a Procissão do Senhor aos doentes, que sai da igreja no final da eucaristia das 8h, presidida pelo Padre José Ferreira Marques possa levar a Sagrada Eucaristia aos doentes. Esta procissão tem igualmente a participação da Fanfarra do Agrupamento 84 do CNE e da Banda de Música.

Da parte de tarde, com início marcado às 15h, celebramos a Via Lucis, a qual sai da igreja paroquial e percorre as 16 cruzes familiares, já colocadas nos seus nichos e encimadas pela imagem do Menino, desde o largo da igreja até à Capela do Senhor do Calvário.

Ano após ano, celebramos com afinco esta tradição secular e continuamos o caminho de divulgar o livro e a exposição As Cruzes floridas da missão, da autoria de Sara Lafuente, arquiteta e seu marido Ricardo Cardoso, professor, com a coordenação da doutora Isabel Maria Fernandes, diretora do Museu Alberto Sampaio e do Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães e em memória de Conceição Silva que tanto amava e admirava esta tradição.

Sara Lafuente

Arciprestado de Guimarães e Vizela