Toma e Lê
X DOMINGO do TEMPO COMUM
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Guimarães e Vizela
Equipa de Comunicação | 31 Dez 2022
Para o ano 2023
Pe. Samuel Vilas Boas, arcipreste
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DACS

ANO LITÚRGICO E PASTORAL.

Para o ano 2023, o nosso Arciprestado de Guimarães e Vizela tem diante de si alguns desafios que necessitará do envolvimento de todos para prosseguir o desígnio do senhor Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, quando afirma, na sua primeira Carta Pastoral «Juntos, somos Igreja Sinodal Samaritana – Onde há amor, aí habita Deus»: Juntos, em processo sinodal dinâmico, seremos capazes de imaginar um futuro diferente para a Igreja Bracarense: alegria contagiante, escuta acolhedora, portas abertas, mãe que busca os seus filhos, centrada no Evangelho, discípula missionária, formação permanente, comunhão pastoral. Aqui está o plano estratégico que agora poderemos desenvolver e concretizar nas nossas comunidades, grupos, movimentos, associações e instituições eclesiais. Formulo votos para que, em cada comunidade, se possa ler, estudar e aprofundar os temas desta Carta Pastoral.

 

ZONAS PASTORAIS.

As 7 zonas pastorais que compõe o nosso Arciprestado de Guimarães e Vizela também tem diante de si o desafio de repensar a pastoral e a sua organização. De forma sinodal, com todo o Povo de Deus, há sempre a necessidade da reflexão: que Igreja queremos ser hoje e no futuro?Com que Igreja sonhamos? Quais os caminhos que as nossas paróquias terão de percorrer em ordem a um novo impulso missionário?

Em processo sinodal, para tempos novos, diz-nos o Papa Francisco, na Evangelii Gaudium (Sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual): a) Sonho (UMA IGREJA) com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à auto preservação. (nº 27) b) A paróquia é presença eclesial no território, âmbito para a escuta da Palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração. (nº 28)    

 

JOVENS EM DnJ E JMJ. VOCAÇÕES.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa (1 a 6 de agosto de 2023) e ainda o esperado acolhimento familiar de jovens aqui na Arquidiocese e no Arciprestado (26 a 31 de julho), são desafios para todas as paróquias. Os jovens são o centro da ação. Esta jornada é oportunidade para cavalgar a onda da transformação. Façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para que o Espírito Santo realize IGREJA – Pentecostes.

De 23 a 26 de fevereiro – acolhamos a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. De 22 a 30 abril – acolhamos a visita dos Seminários Arquidiocesanos às paróquias

PARTILHAR IMPRIMIR
Arciprestado de Guimarães e Vizela
Contactos