Arquidiocese de Braga -
26 outubro 2022
“Um entrecruzar de anamnese e mistagogia”

Pe. Miguel Rodrigues
Encontro do clero do arciprestado de Guimarães e Vizela
No dia 26 de outubro, o clero do arciprestado de Guimarães e Vizela realizou o seu primeiro encontro na antecâmara de um novo ano pastoral. Em preparação para tão significativa passagem, agora em consonância com o início do ano litúrgico, colocamos, sinodalmente, Cristo no centro da nossa história e planos pastorais paroquiais.
Agraciados com a presença do Sr. Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, revestiu-se este encontro por um entrecruzar de anamnese e mistagogia, como quem caminha em iniciação cristã.
Anamnese porque recordamos os colegas sacerdotes falecidos, agradecendo a Deus por tudo quanto somos herdeiros, e também dando graças por todos os que celebraram 50 e 60 anos de sacerdócio, não deixando de acolher aqueles que, recentemente, chegaram até nós através da Congregação do Verbo Divino.
Mistagogia porque, refletindo sobre a mais recente Carta Pastoral «Juntos, somos Igreja sinodal samaritana. Onde há amor, aí habita Deus», nos questionamos e partilhamos, junto do Sr. Arcebispo, anseios, dificuldades, sonhos, caminhos e interpelações para o futuro da nossa diocese e comunidades. Como fazer sinodalidade? Como caminhar com os jovens rumo às JMJ? Como viver o ano litúrgico? Que lugar à escuta e formação?
Assim, com alegria, colocámo-nos apressadamente a caminho, sem demora, como Maria na visitação a todos os que clamam sem cessar. Sem soluções, mas com caminhos, na esperança de que Deus a todos nos iluminará e dará o Espírito Santo transformador.
Partilhar