22 junho 2022

Concerto de Órgão e Sinos

Equipa de Comunicação

Em comemoração da Batalha de S. Mamede

No âmbito das comemorações do feriado municipal de 24 de Junho, o Dr. Nuno Mimoso propõe um concerto didático que dá a conhecer à comunidade o património instrumental organístico e sineiro da antiga Insigne e Real Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira. O programa será preenchido exclusivamente por obras portuguesas.

Em comemoração da Batalha de S. Mamede, fundacional do Reino de Portugal, será tocada uma Batalha de Órgão de 1695.

Ao órgão histórico de 1839 serão associados os sinos tubulares dum carrilhão de orquestra, tocado pelo jovem percussionista Bernardo Cruz, estudante da Universidade do Minho. Cada peça será introduzida por um breve comentário elucidativo sobre os registos sonoros, obras e compositores, permitindo ao grande público uma fruição informada e novas aprendizagens. Será locutor Joaquim Forte, coordenador de comunicação do Centro de Ciência Viva de Guimarães.

O concerto acontece, com entrada livre, no sábado, dia 25, às 21h30 e no domingo, dia 26, às 16h30, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.