Arquidiocese de Braga -

28 dezembro 2021

De Guimarães… para Timor

Fotografia Irmandade do príncipe dos Apóstolos São Pedro

Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro

Basílica de São Pedro: Natal em Obras 2021

\n

O desafio do Pe. Silvino, da Basílica de S. Pedro do Toural, para a construção de um presépio, foi aceite por um grupo de leigos missionários Amigos do Verbo Divino.
Inspirados no logotipo do Sínodo pusemos mãos à obra. E assim nasceu o presépio!
«…Que devemos fazer?» «Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma; e quem tiver mantimentos faça o mesmo.» (Lc 3,10-12)
«Escolher não ouvir. Fazer de conta que não se ouve. Mudar de passeio. Colocar o telemóvel no silêncio… Há tantas maneiras de desligar, calar os “incómodos” e reivindicar que nos deixem em paz. Caímos muitas vezes na tentação de calar quem e o que nos questiona; calando a consciência, endurecendo-a. Uma consciência calejada faz-nos duros de ouvido…» (João Aguiar)
Contudo, “Natal em Obras” só acontece se conjugarmos os verbos encontrar…escutar…discernir…
Em comunhão, com a participação de todos, vamos chegar à missão de Timor!
«Em Timor Leste os habitantes da aldeia de Maucola, a 40 quilómetros da capital, sonham com a capela renovada. A comunidade está a recolher alguns fundos da população local, mas isso não é suficiente. Solicitam a nossa ajuda para que os cerca de 300 habitantes da aldeia possam ter um local digno para as suas celebrações. Vamos participar deste sonho e ajudá-los na sua concretização?»(Mãos Missionárias 2022)
O meu…o nosso Natal…não tem fronteiras, porque onde há amor nascem gestos.
Emília Moura