19 fevereiro 2024

Fotografia Padre Albano de Sousa Nogueira

Padre Albano de Sousa Nogueira

novo livro do Padre Albano de Sousa Nogueira

O Padre Albano de Sousa Nogueira, pároco de Longos, Souto Santa Maria e Souto, Divino Salvador, vai publicar o seu novo livro “PALAVRAS DO CORAÇÃO”.

Trata-se de um livro acessível, com uma linguagem simples, para ser de fácil leitura e compreensão para todos. Não é um livro académico, nem intelectual. É para todos.

Este livro pode servir de apoio à formação dos batizados em geral. É um livro com mensagem de formação cristã, para elevar a cultura geral dos cristãos e grupos de apostolado; tem uma dose profunda de espiritualidade no sentido de levar à oração como encontro pessoal com Jesus Cristo e com as pessoas divinas. Convida à ação concreta e ao compromisso eclesial.

“Palavras do coração”, aponta para a Igreja do futuro com menos clero, mais idoso, mais doente, com mais paróquias por sacerdote, o que vai implicar mais formação de católicos para terem mais competência cristã e, assim, poderem assumir mais trabalhos pastorais.

O futuro da Igreja passa por termos batizados mais competentes a nível de conhecimentos, espiritualidade, ação, compromisso. Porém é preciso um trabalho de fundo e continuado para se prepararem vários cristãos em todas as paróquias para ajudarem na pastoral paroquial centrada mais no essencial, mais nas finalidades e objetivos da Igreja e menos nos "meios".

Este livro pretende ser um pequeno contributo para uma formação cristã de base para grande número de leigos, para que nunca falte aos cristãos alimento espiritual da sua fé cristã, pelo menos aos domingos e dias santos.

Abordam-se nestes livros alguns temas polémicos que são contra-corrente, como foi Jesus Cristo, como foram os Apóstolos e a Igreja Primitiva.

“Palavras do coração”, porque são palavras profundas, sentidas, vividas, saboreadas e podem ajudar muitos a fazerem a “experiência de Deus vivo” seja de forma individual, seja de forma comunitária. Esta publicação tem o apoio do Município de Guimarães.

Para já estão previstas as seguintes apresentações:

23 de fevereiro em Longos; 24 de fevereiro, às 21h, no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga; 29 de fevereiro em Souto, Divino Salvador; 9 de Março em Souto Santa Maria. Outras apresentações se poderão seguir em outras localidades.