25 janeiro 2023

Símbolos da JMJ vão fazer salto do rally em Fafe

José António Ribeiro de Lima Carneiro

COA apresentou o programa previsto para os dias 21 a 23 de fevereiro

A cruz e o ícone de Nossa Senhora vão fazer o famoso salto no troço do Rally Serras de Fafe, durante a passagem que farão no arciprestado, entre 21 e 23 de fevereiro.

Segundo informação do Pe. Vítor Araújo, que dirige o Comité Organizador Arciprestal (COA), estes símbolos irão proporcionar aos fafenses, jovens e adultos, momentos diversificados de encontro e de festa, de celebração e de oração para promover e dar a conhecer o grande encontro mundial de jovens que decorrerá em Lisboa, na primeira semana de Agosto.

O arciprestado de Fafe recebe os símbolos no Santuário de Nossa Senhora do Viso, em Celorico de Basto, na tarde de terça-feira de Carnaval, iniciando-se, de seguida, o trilho do rally, entre a Lameira e o Santuário de Nossa Senhora das Neves, passando no famoso salto da Pedra Sentada.

No único santuário mariano do arciprestado, o COA definiu que haverá uma oração mariana comunitária, às 18h, que antecede uma “procissão motard” até à cidade de Fafe, onde às 21h, está prevista uma grande festa dos jovens fafenses.

Na quarta-feira, dia de Cinzas, os símbolos marcarão presença no recinto da feira semanal, com a participação e envolvência dos jovens que já estão inscritos na JMJ. Ali darão a conhecer esta grande iniciativa, apelando ao acolhimento de jovens estrangeiros em famílias de acolhimento durante os Dias nas Dioceses, entre 26 e 31 de julho.

De tarde haverá visita a algumas instituições do concelho e à noite, a igreja paroquial de S. Gens acolherá uma vigília de oração arciprestal.

O dia de quinta-feira está reservado para a visita às escolas de Fafe. Ao fim da tarde, na igreja de Arões S. Romão, terá lugar a Eucaristia de envio e despedida, sendo depois entregue a cruz e o ícone mariano ao arciprestado de Guimarães-Vizela.