Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Fafe
José António Ribeiro de Lima Carneiro | 28 Jun 2021
"Um novo Pentecostes" teve lugar no Arciprestado de Fafe
D. Nuno Almeida crismou perto de centena e meia de jovens de várias paróquias e lançou apelos à permanência e à continuidade dos jovens rumo à JMJ 2023, em Lisboa

“Um novo Pentecostes” teve lugar, este sábado e domingo, com o Sacramento do Crisma de 140 jovens de várias paróquias do arciprestado de Fafe. D. Nuno Almeida presidiu a quatro celebrações, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, que se pautaram pela dignidade e pela segurança que os tempos de pandemia exigem.

Na homilia, o Bispo Auxiliar de Braga desafiou os jovens à continuidade do caminho que não termina, envolvendo-se e inserindo-se, paroquial ou interparoquialmente, tendo como horizonte as Jornadas Mundiais da Juventude, que acontecerão em Lisboa, em 2023, e que “devem ser feitas pelos jovens e com os jovens, com a colaboração dos mais velhos, sacerdotes e leigos”.

Ligando o Evangelho do dia e o lema da JMJ (“Maria levantou-se e partiu apressadamente”) o prelado exortou os jovens a levantarem-se e a envolverem-se nas paróquias e na sociedade como testemunhas de Jesus Cristo. “O crisma é o sacramento do testemunho”, sublinhou, agradecendo igualmente a dedicação das comunidades, dos catequistas e dos sacerdotes no percurso de formação cristã das gerações mais jovens.

Com duas celebrações na tarde de sábado e outras duas na tarde de domingo, todas com a dignidade e com a segurança que a circunstância da pandemia exige, deu-se a resposta acertada a estes jovens que terminaram o 10º ano de catequese já em 2020 e que ainda não tinham celebrado o último sacramento da Iniciação Cristã.

Como já é hábito nestas celebrações arciprestais, os crismandos foram convidados a realizar um gesto solidário de partilha. Os bens recolhidos serão direcionados para o Lar da Criança, em Revelhe.

A equipa arciprestal de comunicação

Arciprestado de Fafe