Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Fafe
José António Ribeiro de Lima Carneiro | 30 Abr 2018
Sacerdotes de Fafe peregrinos em França
Visita a Ars, no jubileu que assinala dos 200 anos da chegada de S. João Maria Vianney, foi ponto alto da Peregrinação

Por ocasião dos 200 anos da chegada de S. João Maria Vianney à Paróquia de Ars (França), doze sacerdotes do clero do arciprestado de Fafe realizaram uma Peregrinação àquela localidade que preserva os restos mortais daquele que foi proclamado, em 1929, patrono dos párocos do mundo inteiro.

Na basílica de Ars que preserva também a pequena igreja onde exerceu o seu ministério pastoral, os sacerdotes puderam celebrar eucaristia e confiar à proteção de S. João Maria Vianney o seu serviço sacerdotal, bem como as comunidades paroquiais a estes confiadas.

Além de Ars, os sacerdotes do arciprestado de Fafe puderam visitar, como peregrinos, em Paray le Monial - lugar onde Jesus se revelou a Santa Margarida Maria Alacoque - a Basílica e o Mosteiro do Sagrado Coração de Jesus, tendo celebrado Eucaristia na Capela das Aparições onde se encontra o túmulo desta visitandina. A Abadia de Cluny, na região da Borgonha, expoente maior da cristandade, que foi completamente destruída após a revolução francesa, foi outro lugar incluído na peregrinação, que também não dispensou uma breve passagem na comunidade ecuménica de Taizé, onde participaram no tempo da oração da noite.

Na cidade de Lyon, onde ficaram instalados, puderam conhecer, entre outras, as duas belíssimas igrejas catedrais, bem como as ruínas do Teatro Romano, desta cidade que foi a capital da Gália.

Arciprestado de Fafe