Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos
Formação de Adultos | 26 Set 2021
Departamento Arquidiocesano para a Formação e Ministérios Laicais promove Jornada de Formação para Formadores
Este foi o 3º momento de formação promovido pelo Departamento. Aconteceu este sábado, dia 25 de setembro, das 9h às 13h.

A III Jornada de Formação para Formadores aconteceu durante a manhã de sábado, no dia 25 de setembro de 2021. No momento inicial, na oração, os formadores foram convidados a "parar um momento" na presença de Deus, para poderem preparar-se para este novo ano pastoral que se inicia. O convidado da manhã, para orientar a formação, foi o Padre João Alberto Correia, professor na Faculdade de Teologia na área bíblica e pároco de Prado. Ainda em ano de S. José, convocado pelo Papa Francisco, o Professor João Alberto ajudou os formadores a refletir sobre "o rosto bíblico de José". A sua comunicação apresentou quatro aspetos principais de José: o esposo de Maria, o pai de Jesus, o homem justo e o profeta sonhador. Deixou ainda quatro traços da imagem bíblica de José, como provocações aos formadores: sonho, paternidade, trabalho e silêncio. De facto, tanto há a dizer sobre S. José, embora tão pouco apareça escrito. Ainda a propósito do silêncio de José, que nada diz nos Evangelhos, o Padre João Alberto, citando Bento XVI, afirma que "o silêncio é a fronteira entre o limite das palavras humanas e a plenitude da Palavra Divina".

Depois desta comunicação tão rica, os formadores foram convidados a refletir sobre o ano pastoral, partindo do tema "Onde há amor, nascem gestos". De seguida, em conjunto com as Coordenadoras do Departamento, Nazaré Dantas e Patrícia Sangreman, programou-se o ano que inicia. Foram também apresentados os novos formadores, que passam a integrar esta equipa de trabalho.

O encontro terminou com a Celebração da Eucaristia presidida pelo assistente do Departamento, o Padre Tiago Varanda.

A próxima Jornada de Formação para Formadores está agendada para o dia 2 de abril de 2022.

Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos

Rua S. Domingos, 94 B

Coordenador

Maria de Nazaré Oliveira Dantas; coordenadora adjunta: Patrícia Maria Sangreman Dias Osório Gonçalves