Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 19 Abr 2020
Subsídios para a vivência da Semana de Oração pelas Vocações
Encontra-se disponível o material relativo a esta Semana que se celebra de 26 de Abril a 3 de Maio.

Estão já disponíveis os subsídios para a Semana de Oração pelas Vocações, que este ano se celebra entre os dias 26 de Abril e 3 de Maio, desta feita subordinada ao tema "As palavras da vocação", de acordo com a Mensagem publicada recentemente pelo Papa Francisco.

Este ano, a elaboração destes subsídios, que se destinam a todas as dioceses do país, esteve a cargo dos formadores e seminaristas da comunidade do Seminário Interdiocesano de S. José, sediado em Braga, constituído pelas dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu.

Tendo em conta a situação actual, condicionada pela pandemia que nos assola e o consequente plano de contingência que as nossas comunidades e grupos estão chamados a viver, estes materiais procuram promover momentos de oração e reflexão, uns de carácter mais espiritual e outros de teor mais lúdico e cultural, que podem e devem ser realizados em família, berço de todas as vocações, mas também explorados através dos diferentes meios digitais disponíveis, que podem ser trabalhados pelos diferentes movimentos pastorais, nas diversas comunidades, nomeadamente através da Catequese e dos Grupos de Jovens, entre outros.

Assim sendo, além da Mensagem do Papa e da Nota do Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM), D. António Augusto Azevedo, os subsídios incluem o habitual cartaz / flyer e oração preparados para a Semana, assim como um hino, uma proposta para Lectio Divina, uma reflexão dos Mistérios do Rosário, assim como uma Catequese Familiar e um conjunto de sugestões de filmes com conteúdos relacionados com a dimensão vocacional, entre outros.

Como é habitual em cada ano, mesmo em período de isolamento social, estes subsídios têm como principal objectivo ajudar a promover uma pastoral testemunhal, do encontro, do chamamento e do acompanhamento, ao serviço da comunhão e de uma Igreja sinodal, ao jeito da pedagogia de Jesus Cristo, onde cada um é interpelado a percorrer um caminho de verdadeiro discernimento vocacional, para que a Pastoral Vocacional seja, efectivamente, (re)colocada no coração das comunidades e se possa implementar uma renovada e profícua cultura vocacional, transversal a todos os sectores de pastoral, a todo o dinamismo da acção eclesial.

É possível descarregar todo o material aqui, a partir do actual website da CEVM.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B