Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 27 Mar 2019
Encontro com agentes de pastoral do Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim abre Semana das Vocações na Arquidiocese
Iniciativa tem como objectivo envolver e implicar todas as comunidades paroquiais do Arciprestado anfitrião na vivência desta Semana.

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promove, no próximo dia 30 de Março, sábado, entre as 10h00 e as 12h00, um encontro destinado aos agentes de pastoral do Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, com o objectivo de iniciar a preparação e vivência da Semana de Oração pelas Vocações na Arquidiocese, cujas celebrações este ano estarão centralizadas neste Arciprestado.

Este encontro, o primeiro de um recheado programa de iniciativas traçado pelo Departamento para assinalar esta Semana, tem lugar no Centro Pastoral Paroquial das Caxinas, junto à Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, em Vila do Conde, procurando congregar párocos, catequistas, coordenadores de grupos de jovens, coordenadores de acólitos, chefes de guias de Portugal, chefes de escuteiros, professores de EMRC, líderes de grupos Semeadores de Esperança, entre outros, provenientes de todas as paróquias que compõem este Arciprestado.

Para além destes participantes, estarão ainda presentes vários elementos do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, que conduzirão o encontro, assim como elementos da recém-criada Equipa Arciprestal. A iniciativa contará ainda com a presença de D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga.

Embora a Semana de Oração pelas Vocações tenha lugar entre os dias 5 e 12 de Maio, em pleno Tempo Pascal, este encontro prévio com agentes de pastoral assume uma particular importância, na medida em que pretende despertar, preparar e envolver as diferentes comunidades paroquiais do Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim para a vivência e celebração da mesma, encetando, desde já, a reflexão sobre o tema que este ano o Papa Francisco nos propõe: “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”.

Aliás, depois deste primeiro encontro, a iniciativa seguinte acontecerá logo uma semana mais tarde, no dia 6 de Abril, sábado, às 21h30, com uma noite dedicada ao teatro, em que será apresentada a peça “A Missão é um dia feliz” no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B