13 fevereiro 2019

Agentes de Pastoral de Vila Nova Famalicão reflectiram sobre os verbos Discernir e Acompanhar no II Encontro Vocacional

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

Iniciativa congregou cerca de cinquenta participantes, entre sacerdotes, catequistas, coordenadores de grupos de jovens e outros.

“A importância dos verbos discernir e acompanhar em todo o processo vocacional” deu o mote ao II Encontro de Formação Vocacional para agentes de pastoral do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, promovido e orientado pelo Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga.

Esta iniciativa, realizada no dia 8 de Fevereiro, sexta-feira, às 21h15, no Centro Pastoral de Sto. Adrião, contou com a presença de cerca de cinquenta participantes, entre sacerdotes, catequistas, coordenadores de grupos de jovens e outros agentes de pastoral.

Orientado por vários elementos do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, o encontro, realizado na sequência de um primeiro que teve lugar no final de Novembro passado, procurou salientar “a pertinência do discernimento e do acompanhamento em todo o processo vocacional”, a partir da reflexão do texto bíblico dos “Discípulos de Emaús” que foi também aprofundada em pequenos grupos, proporcionando encontro e intimidade com a Palavra de Deus.

Os agentes de pastoral participantes foram, assim, sensibilizados “para o papel central da oração na descoberta e interpretação dos sinais que apontam para a vocação, seja a própria, seja a daqueles que se acompanha e se ajuda a discernir”, sem esquecer que “se trata de uma ‘arte’ e de um processo que requer tempo, disponibilidade para a escuta, capacidade de se fazer próximo e testemunhos autênticos e apaixonados, para que todo o vocacionado possa colocar o amor recebido de Deus ao serviço do mundo, entregando-se sem medida, abrindo, sem medo, as portas a Cristo e cumprindo com fidelidade e alegria a Missão de Ser Esperança na vida de todos os homens”.

De salientar ainda que está agendado o terceiro e último destes encontros, um Fórum Vocacional, que congregará os Arciprestados de Vila Nova de Famalicão e de Braga no Seminário Menor, em Braga, já no próximo sábado, dia 16 de Fevereiro, desde as 9h00 até perto das 17h00.