Hi-God: Um dia com Deus

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Pastoral Vocacional
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 3 Nov 2017
Encontro Vocacional I no Arciprestado de Cabeceiras de Basto
Agentes de pastoral reflectiram sobre o tema “Vocação (fundamentação e sinais vocacionais)”.

No passado dia 27 de Outubro foi a vez do Arciprestado de Cabeceiras de Basto acolher o primeiro dos Encontros Vocacionais promovidos pelo Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga, à semelhança do que tinha acontecido uma semana antes na Póvoa de Lanhoso.

Este encontro, com início marcado para as 21h00 e subordinado ao tema “Vocação (fundamentação e sinais vocacionais)”, congregou no Centro de Catequese de Refojos de Basto cerca de cinquenta e cinco agentes de pastoral, desde catequistas, membros de grupos de jovens, acólitos, entre outros, assim como alguns dos sacerdotes do Arciprestado.

Orientado por cinco elementos do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, o encontro procurou abordar “a vocação enquanto chamamento dirigido por Deus a todos os homens, sem excepção”, abrindo espaço para uma reflexão em pequenos grupos sobre a importância de cada um “acolher e atender aos diferentes sinais vocacionais recebidos”. Desde “a vocação primeira à Vida, passando pela vocação baptismal à Santidade”, o encontro procurou também incidir sobre “as vocações específicas que podemos encontrar na Igreja (matrimónio, sacerdócio, vida consagrada e vida laical)”.

Os agentes de pastoral presentes participaram activamente no encontro, partilhando as suas impressões e expectativas relativas à cultura vocacional, revelando-se entusiasmados e motivados para os encontros que se seguirão, certos de que “esta é uma temática central no âmbito de toda a acção pastoral, na medida em que, só realizando e cumprindo a vocação a que se é chamado, cada um poderá ser semente de Esperança, conforme nos interpela o Plano Pastoral da Arquidiocese”.

Deste modo, na sequência deste primeiro tempo de formação, o Arciprestado de Cabeceiras de Basto receberá o Encontro Vocacional II, marcado para o dia 18 de Novembro, às 20h30. Por sua vez, o último destes encontros decorrerá no Seminário Menor, no próximo dia 1 de Dezembro.

Pastoral Vocacional

Rua S. Domingos, 94 B