Catequese Digital

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Pastoral Vocacional
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 8 Fev 2017
II Encontro Vocacional no Arciprestado de Celorico de Basto
A importância do discernimento e do acompanhamento em todo o processo vocacional deu o mote a este encontro destinado aos agentes pastorais.

Depois de Barcelos, agora foi a vez do Arciprestado de Celorico de Basto acolher o II Encontro de Formação Vocacional para agentes de pastoral, promovido e orientado pelo Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga, que, desta feita, procurou despertar os participantes para “a importância dos verbos discernir e acompanhar para todo aquele que está à descoberta da sua vocação”.

Esta iniciativa, realizada na tarde do passado dia 5 de Fevereiro, domingo, na Igreja de Borba da Montanha, contou com a presença de cerca de vinte agentes de pastoral do Arciprestado anfitrião.

Orientado por cinco elementos do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, o encontro, realizado na sequência de um primeiro que teve lugar no início de Dezembro passado, procurou salientar “a pertinência do discernimento e do acompanhamento em todo o processo vocacional, tomando como exemplo o testemunho de Maria, mulher feliz, porque crente e orante, que ‘conservava todos os acontecimentos, meditando-os em seu coração’”.

Os agentes de pastoral participantes foram, assim, interpelados “para o papel central da oração na descoberta e interpretação dos sinais que apontam para a vocação, seja a própria, seja a daqueles que se acompanha e se ajuda a discernir”, sem esquecer que “se trata de uma ‘arte’ e de um processo que requer tempo, disponibilidade para o outro, capacidade de se fazer próximo e testemunhos autênticos e apaixonados, para que todo o vocacionado experimente a alegria de Jesus, comunicando-a largamente ao mundo”.

Entretanto, está já agendado o terceiro e último destes encontros, que congregará os dois Arciprestados de Barcelos e Celorico de Basto no Seminário Menor, em Braga, no próximo dia 25 de Abril, entre as 9h30 e as 16h30.

Departamento para a Pastoral Vocacional

Rua S. Domingos, 94 B