Catequese Digital

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Pastoral Vocacional
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 25 Jan 2017
Arciprestado de Barcelos acolheu Encontro Vocacional II
Este encontro decorreu na sequência de um primeiro que teve lugar no final de Outubro passado.

“A importância dos verbos discernir e acompanhar em todo o processo vocacional” deu o mote ao II Encontro de Formação Vocacional para agentes de pastoral do Arciprestado de Barcelos, promovido e orientado pelo Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga.

Este encontro, realizado no passado dia 21 de Janeiro, sábado, junto à Igreja dos Capuchinhos, contou com a presença de cerca de quinze participantes, entre catequistas, elementos da Pastoral Juvenil e da Pastoral Vocacional do Arciprestado.

Orientado por três elementos do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, o encontro, realizado na sequência de um primeiro que teve lugar no final de Outubro passado, procurou salientar “a pertinência do discernimento e do acompanhamento sempre que falamos de vocação, tomando como exemplo o testemunho de Maria, mulher de oração, que ‘conservava todos os acontecimentos, meditando-os em seu coração’”.

Os agentes de pastoral participantes despertaram, assim, “para o papel central da oração na descoberta e interpretação dos sinais que apontam para a vocação, seja a própria, seja a daqueles que se acompanha e se ajuda a discernir”, sem esquecer que “se trata de uma ‘arte’ e de um processo que requer tempo, disponibilidade para o outro, capacidade de se fazer próximo e testemunhos autênticos e apaixonados, para que todo o vocacionado possa colocar o amor de Deus ao serviço do mundo”.

Entretanto, também no Arciprestado de Celorico de Basto decorrerá um encontro similar a este no próximo dia 5 de Fevereiro, pelas 14h30, na Igreja de Borba da Montanha.

Por sua vez, o terceiro e último destes encontros, congregará os dois Arciprestados de Barcelos e Celorico de Basto no Seminário Menor, em Braga, no próximo dia 25 de Abril, entre as 9h30 e as 16h30.

Departamento para a Pastoral Vocacional

Rua S. Domingos, 94 B