Arquidiocese de Braga -
25 janeiro 2017
Arciprestado de Barcelos acolheu Encontro Vocacional II
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional
Este encontro decorreu na sequência de um primeiro que teve lugar no final de Outubro passado.
“A importância dos verbos discernir e acompanhar em todo o processo vocacional” deu o mote ao II Encontro de Formação Vocacional para agentes de pastoral do Arciprestado de Barcelos, promovido e orientado pelo Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga.
Este encontro, realizado no passado dia 21 de Janeiro, sábado, junto à Igreja dos Capuchinhos, contou com a presença de cerca de quinze participantes, entre catequistas, elementos da Pastoral Juvenil e da Pastoral Vocacional do Arciprestado.
Orientado por três elementos do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, o encontro, realizado na sequência de um primeiro que teve lugar no final de Outubro passado, procurou salientar “a pertinência do discernimento e do acompanhamento sempre que falamos de vocação, tomando como exemplo o testemunho de Maria, mulher de oração, que ‘conservava todos os acontecimentos, meditando-os em seu coração’”.
Os agentes de pastoral participantes despertaram, assim, “para o papel central da oração na descoberta e interpretação dos sinais que apontam para a vocação, seja a própria, seja a daqueles que se acompanha e se ajuda a discernir”, sem esquecer que “se trata de uma ‘arte’ e de um processo que requer tempo, disponibilidade para o outro, capacidade de se fazer próximo e testemunhos autênticos e apaixonados, para que todo o vocacionado possa colocar o amor de Deus ao serviço do mundo”.
Entretanto, também no Arciprestado de Celorico de Basto decorrerá um encontro similar a este no próximo dia 5 de Fevereiro, pelas 14h30, na Igreja de Borba da Montanha.
Por sua vez, o terceiro e último destes encontros, congregará os dois Arciprestados de Barcelos e Celorico de Basto no Seminário Menor, em Braga, no próximo dia 25 de Abril, entre as 9h30 e as 16h30.
Partilhar