Boletim EFFATHÁ
Effathá#201

Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 24 Jul 2020
Effathá#193
Boletim Paroquial de 20 de Julho a 2 de Agosto

Dia dos Avós: este domingo, dia 26, celebraremos o dia de São Joaquim e de Santa Ana, Avós de Jesus. Convocamos todas as famílias a celebrar o Dia dos Avós em comunidade.

AGRADECIMENTO: estamos a terminar o ano pastoral e com ele a realização de inúmeras atividades. A todos aqueles que participaram, manifestamos a nossa mais sincera e profunda gratidão. Esta gratidão é também para todos os grupos da paróquia, pela sua dedicação, entrega e maior comunhão com a equipa sacerdotal. A todos o nosso reconhecimento.

MATRÍCULA PARA O PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE: as matrículas das crianças que vão ingressar no primeiro ano serão feitas no cartório paroquial, nos horários habituais de atendimento geral. Para inscrever-se na catequese as famílias devem estar inscritas na paróquia. Obrigado.

MATRÍCULAS EM EMRC: que os pais matriculem os filhos na aula de Educação Moral Religiosa Católica. Ela é um complemento de formação nos valores da fé cristã.

INCÊNDIOS FLORESTAIS: a Proteção Civil informa que no período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, se assegurem as medidas de prevenção de incêndios florestais: apesar das condições atmosféricas, não é permitido queimar, foguear, lançar balões com mecha acesa ou qualquer tipo de foguetes. Ajude!

CONTRIBUTO PARA CONTINUAR A MISSÃO DA IGREJA: as consequências da pandemia estão a surgir: famílias empobrecidas, empresas a fechar, desemprego a aumentar... A paróquia, de igual modo, sofre com toda esta crise: primeiro porque vê os seus paroquianos a passar por outra grave crise e em segundo porque não obtém as habituais ofertas e donativos dos mesmos. Por mês, a paróquia tem responsabilidades obrigatórios que deve cumprir, nomeadamente: encargos bancários e amortização de dívida relativas às obras da Matriz Antiga, salários e respetivas obrigações sociais, num valor aproximado de 6.000,00€. A apertada gestão e poupança tem permitido cumprir os compromissos que temos. Contudo, reconhecendo as dificuldades dos tempos que estamos a viver, apelamos à vossa generosidade e contributo. Sem a vossa partilha tudo ficará mais difícil no cumprimento da missão da Igreja. Face às atuais contingências, poderão fazê-lo através de transferência bancária (NIB PT50 0033 0000 45333699908 05) ou através do envelope para a Oferta Paroquial que se está nos escaparates das igrejas, entregando-o na sacristia ou no cartório paroquial. Obrigado

HORÁRIOS - VERÃO

SÁBADO: às 18h (Matriz Nova).
EUCARISTIA DOMINICAL: durante os meses de julho, agosto e setembro, há Missa às 8h30, às 11h15 e às 21h (Matriz Nova).
EUCARISTIA SEMANAL: nestas circunstâncias da pandemia, mantêm-se os horários atuais: terça-feira, às 19h15; quarta-feira às 09h; quinta-feira às 19h15 e sexta-feira às 09h.
ATENDIMENTO DE SECRETARIA: de terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h.?Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.
ATENDIMENTO DO PÁROCO: terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Em Agosto, será por marcação. Nesta fase de pandemia, agendem sempre o atendimento. Outros horários podem ser combinados por mail.
ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL: o pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.
CONFISSÕES: quartas e sábados, das 9h45 às 11h, na Capela da Misericórdia, Matriz Antiga. Em agosto não há confissões.

VOTOS DA EQUIPA SACERDOTAL: a todos os que vão de férias queremos desejar boas férias. Esperamos que este seja um tempo de descanso e encontro familiar e que ninguém esqueça a sua vida cristã. Boas Férias!

Férias com deuS – Oração

Dá-nos, Senhor, depois de todas as fadigas

um tempo verdadeiro de paz.

Dá-nos, depois de tantas palavras

o dom do silêncio  que purifica e recria.

Dá-nos, depois das insatisfações que travam

a alegria como um barco nítido.

Dá-nos  a possibilidade de viver sem pressa,

deslumbrados com a surpresa

que os dias trazem pela mão.

Dá-nos a capacidade de viver de olhos abertos,

de viver intensamente.

Dá-nos  de novo a graça do canto,

o assobio que imita a felicidade

aérea dos pássaros, das imagens reencontradas,

do riso partilhado.

Dá-nos a força de impedir que a dura necessidade

esmague em nós o desejo

e a espuma branca dos sonhos se dissipe.

Faz-nos peregrinos que no visível

escutam a melodia secreta do invisível.

Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA: de terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h.? Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO: terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30.

Em Agosto, será por marcação. Nesta fase de pandemia, agendem sempre o atendimento. Outros horários podem ser combinados por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL: o pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Em tempo de pandemia