Boletim EFFATHÁ
Effathá#201

Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 17 Jul 2020
Effathá#192
Boletim Paroquial de 20 a 26 de Julho

ORDENAÇÕES PRESBÍTERAS: neste domingo, dia 19, às 15h, na Cripta da Basílica do Sameiro, serão ordenados sacerdotes quatro diáconos: Manuel Torre (Balazar – Póvoa de Varzim), José Miguel Neto (Dume – Braga), João Castro (Quinchães – Fafe) e Pedro Mendes (Ronfe – Guimarães). Não podendo participar nas ordenações presbiterais, pela limitação de pessoas na cripta, podemos, no entanto, rezar alegremente com eles esta missão que abraçam e que a Igreja lhes confia.

OFERTA AO DIÁCONO PEDRO SOUSA: enquanto comunidade, desejamos manifestar a nossa gratidão ao Diác. Pedro, pela presença e serviço à paróquia. Para o efeito, o peditório do fim de semana de 18 e 19 de Julho terá essa finalidade. Se porventura quiserem fazer a oferta monetária para esse fim, fora da missa, podem fazê-lo, entregando no cartório, na sacristia ou ao Pe. Francisco. Gratos pela generosidade.

PEREGRINAÇÃO ARCIPRESTAL NOSSA SENHORA DO CARMO: este Domingo, dia 19, realiza-se a Peregrinação Arciprestal ao Santuário de N.a S.a do Carmo, mas este ano, devido à pandemia, só terá Missa, no respectivo Santuário, pelas 11h.

DIA DOS AVÓS: no dia 26, celebramos o dia de São Joaquim e de Santa Ana, Avós de Jesus. Por isso, este dia é dedicado aos avós. Vamos recordá-los e celebrar com eles a alegria da vida em família na Missa das 11h15. Convocamos, assim, todas as famílias a celebrar o Dia dos Avós em comunidade.

MATRÍCULA PARA O PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE: as matrículas das crianças que vão ingressar no primeiro ano serão feitas no cartório paroquial, nos horários habituais de atendimento geral. Para inscrever-se na catequese as famílias devem estar inscritas na paróquia. Obrigado.

MATRÍCULAS EM EMRC: que os pais matriculem os filhos na aula de Educação Moral Religiosa Católica. Não sendo catequese, é um complemento de formação nos valores da fé cristã.

INCÊNDIOS FLORESTAIS: a Proteção Civil informa que no período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, se assegurem as medidas de prevenção de incêndios florestais: apesar das condições atmosféricas, não é permitido queimar, foguear, lançar balões com mecha acesa ou qualquer tipo de foguetes. Ajude!

VOTOS DA EQUIPA SACERDOTAL: a todos os que vão de férias queremos desejar boas férias. Esperamos que este seja um tempo de descanso e encontro familiar e que ninguém esqueça a sua vida cristã. Boas Férias!

HORÁRIOS - VERÃO

SÁBADO: às 18h (Matriz Nova).

EUCARISTIA DOMINICAL: durante os meses de julho, agosto e setembro, há Missa às 8h30, às 11h15 e às 21h (Matriz Nova).

EUCARISTIA SEMANAL: nestas circunstâncias da pandemia, mantêm-se os horários atuais: terça-feira, às 19h15; quarta-feira às 09h; quinta-feira às 19h15 e sexta-feira às 09h.

ATENDIMENTO DE SECRETARIA: de terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO: terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Em Agosto, será por marcação. Nesta fase de pandemia, agendem sempre o atendimento. Outros horários podem ser combinados por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL: o pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

CONFISSÕES: quartas-feiras e sábados, das 9h45 às 11h, na Capela da Misericórdia, Matriz Antiga. Em Agosto não haverá confissões.

Pedimos compreensão, pois face ao tempo de pandemia que vivemos pode eventualmente haver alterações, as quais serão atempadamente comunicada neste boletim ou nos meios que dispomos para o efeito. Gratos pela solicitude de todos.

CONTRIBUTO PARA CONTINUAR A MISSÃO DA IGREJA: as consequências da pandemia estão a surgir: famílias empobrecidas, empresas a fechar, desemprego a aumentar... A paróquia, de igual modo, sofre com toda esta crise: primeiro porque vê os seus paroquianos a passar por outra grave crise e em segundo porque não obtém as habituais ofertas e donativos dos mesmos. Por mês, a paróquia tem responsabilidades obrigatórios que deve cumprir, nomeadamente: encargos bancários e amortização de dívida relativas às obras da Matriz Antiga, salários e respetivas obrigações sociais. Estas obrigações tem um valor aproximado de 6.000,00€. A apertada gestão e poupança tem permitido cumprir os compromissos que temos. Contudo, reconhecendo as dificuldades dos tempos que estamos a viver, apelamos à vossa generosidade e contributo. Sem a vossa partilha tudo ficará mais difícil no cumprimento da missão da Igreja. Agradeço às famílias que já fizeram o seu contributo, quer fazendo a sua oferta paroquial, quer fazendo donativos para os gastos correntes da paróquia. Face às atuais contingências, poderão fazê-lo através de transferência bancária (NIB PT50 0033 0000 45333699908 05) ou através ou do envelope para a Oferta Paroquial que se está nos escaparates das igrejas, entregando-o na sacristia ou no cartório paroquial. Obrigado.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA: de terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h.? Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO: terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30.

Em Agosto, será por marcação. Nesta fase de pandemia, agendem sempre o atendimento. Outros horários podem ser combinados por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL: o pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Em tempo de pandemia