Boletim EFFATHÁ
Effathá#194

Catequese Digital

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 5 Jun 2020
Effathá#186
Boletim Paroquial de 8 a 14 de Junho

HORÁRIOS

EUCARISTIA SEMANAL: terça-feira, às 19h15; quarta-feira às 09h; quinta-feira às 19h15 e sexta-feira às 09h.

EUCARISTIA DOMINICAL: sábado, às 18h e Domingo às 8h30; às 10h30, às 12h15 e às 19h15. Devido à pandemia, os horários e o local das eucaristias estão condicionados até tempo indeterminado. Pode haver alterações no futuro, de acordo como o evoluir da pandemia.

ATENDIMENTO DE SECRETARIA: de terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h.

ATENDIMENTO DO PÁROCO: terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Nesta fase de pandemia, agendem sempre o atendimento. Outros horários podem ser combinados por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL: o pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

CONFISSÕES: quartas-feiras e sábados, das 9h45 às 11h, na Capela da Misericórdia, Matriz Antiga.

AGRADECIMENTO: estamos gratos pela forma como reiniciamos a abertura das Igrejas para as celebrações comunitárias. Agradecemos ao grupo de voluntários que formaram as equipas de acolhimento. Agradecemos ainda a generosidade dos cristãos pelas ofertas paroquiais que já fizeram, assim como todas as ofertas para colmatar todos os gastos inerentes à reabertura das igrejas.

SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS: dia 11, o Arciprestado não realizará a habitual procissão do Corpo De Deus com todas as paróquias. Contudo, face às orientações relativas à reabertura das igrejas, convocou apenas um representante de cada paróquia para um momento de encontro e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Assim, às 17h, na Matriz Nova, todo o Arciprestado estará em comunhão diante do Santíssimo, em adoração. Apesar de não haver procissão, apelamos à ornamentação das casas com as colchas ou outras manifestações de beleza, nas ruas da cidade. Será um sinal visível de festa e de alegria.

RECOLHA DE BENS ALIMENTARES: esta pandemia trouxe a crise económica e com ela a crise em muitas famílias. A Conferência Vicentina, nesta fase, para além das famílias que já ajuda, tem agora mais 12 famílias para ajudar. Apesar de estarmos distanciados pela Covid-19 não podemos estar distanciados das necessidades dos que mais precisam de ajuda. Assim, no próximo fim de semana, convido a trazerem bens alimentares de longa duração (enlatados, azeite, óleo, leite...). Esses bens devem ser deixados ao lado onde se vão sentar, nos lugares vazios. Com este gesto solidário exercemos a caridade e a fraternidade para com quem mais precisa.

CATEQUESE – RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA: não tendo sido possível a renovação das matrículas nos moldes habituais, pedimos aos pais que junto do catequista dos seus filhos manifestem a sua vontade de os trazer à catequese para o próximo ano. Todos os procedimentos restantes serão feitos em setembro. Pede-se solicitude para o assunto.

MATRÍCULA PARA O PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE: as matrículas das crianças que vão ingressar no primeiro ano serão feitas no cartório paroquial, nos horários habituais de atendimento geral. Para inscrever-se na catequese as famílias devem estar inscritas na paróquia. Obrigado.

MATRÍCULAS EM EMRC: que os pais matriculem os seus filhos na aula de Educação Moral Religiosa Católica. Não sendo catequese, é um complemento de formação nos valores legítimos da fé cristã.

SENHOR DO CABIDO: depois do restauro, a imagem do Senhor do Cabido, encontra-se agora em exposição na Matriz Nova, para que todos possam conhecer melhor esta bela escultura que representa Jesus, no caminho para o Clavário.  A todos os que generosamente ajudaram no custo do seu restauro muito agradecemos e pedimos a bênção de jesus para cada um e para toda a comunidade. Aceitamos ainda donativos para podermos arranjar todo o nicho/capela que o acolhe (pintar, iluminar...). Obrigado por nos ajudar a levar avante este nosso dever de preservar a memória histórica da espiritualidade famalicense.

INTENÇÕES DE MISSA: as intenções de missa que estavam previstas para os dias em que não foi possível celebrar em comunidade, devem ser remarcadas. A pesar de os novos horários serem ainda provisórios, como tudo na vida, pede-se que passem pela sacristia ou no cartório paroquial.

CONTRIBUTO PARA CONTINUAR A MISSÃO DA IGREJA: é habitual que, pela altura da Quaresma e da Páscoa, as famílias façam a sua oferta para continuar a missão da Igreja na nossa Paróquia. Contudo, face às atuais contingências, poderão fazê-lo através de transferência bancária (NIB PT50.0033.0000.45333699908.05) ou através do envelope para a Oferta Paroquial que se está nos escaparates das igrejas, entregando-o na sacristia ou no cartório paroquial. Obrigado pela vossa generosidade.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA: de terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h.? Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO: terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30.

Em Agosto, será por marcação. Nesta fase de pandemia, agendem sempre o atendimento. Outros horários podem ser combinados por mail.

Eucaristias

Em tempo de pandemia