Boletim EFFATHÁ
Effathá#190
Liturgia Dominical

I Domingo da Quaresma

Sugestões Litúrgicas/Leitores

Arquidiocese

Horários

Catequese Digital

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 29 Mai 2020
Effathá#185
Boletim Paroquial de 1 a 7 de Junho
PARTILHAR IMPRIMIR
 

REABREM-SE AS IGREJAS, MAS... Depois do confinamento e do encerramento das igrejas, vive-se agora um novo tempo!Todavia, a pandemia não acabou. Todos os cuidados são necessários. Por isso, a reabertura das igrejas para as celebrações comunitárias,ocorrida a 30 de maio,requer da parte de todos nós, cristãos, solicitude, compreensão e cuidados redobrados. 


ORIENTAÇÕES E MUDANÇAS  A TER EM CONTA

 

EUCARISTIA:todas as eucaristias, quer da semana quer dominicais, serão celebradas na Matriz Nova. Esta igreja é aquela que reúne mais condições para a Celebração da Eucaristia, por ser a mais ampla e arejada.

 

HORÁRIOS:ao fim de semana mantêm-se os horários: missa vespertina, às 18h de sábado. Às 8h30, 10h30, 12h15 e 19h15 de Domingo, Eucaristia Dominical. Atenção: a missa das 12h será às 12h15, para haver tempo para a arejar e higienizar. Durante a semana, haverá apenas missa à terça às 19h, à quarta às 9h, à quinta às 19h e à sexta às 9h.  

 

REDUÇÃO DE LUGARES E SINALIZAÇÃO: o número de presenças por Missa será limitado a um terço da capacidade da Igreja, para garantir o distanciamento físico de 2 metros entre os fiéis. Para que isso se possa cumprir de forma mais eficaz, haverá sinalização nos bancos que nos indicam onde sentar. Os casais e as famílias ficarão juntos. Importa seguir as indicações da Equipa de acolhimento.

 

OBRIGATORIEDADE DE HIGIENIZAR MÃOS E USAR MÁSCARA: as igrejas serão higienizadas com os produtos indicados sempre que forem usadas. Apesar disso, todos devem higienizar as suas mãos nos dispensadores de álcool gel colocados nas entradas das igrejas. Por outro lado, ninguém poderá entrar e permanecer na Igreja sem máscara. 

 

EQUIPA DE ACOLHIMENTO: cada Missa terá uma Equipa de Acolhimento para acolher e dar todas as indicações necessárias para nossa segurança e segurança de todos. Procuremos saudar as pessoas que constituem a equipa e agradecer-lhes o serviço que prestam à comunidade.

 

ENTRAR NA IGREJA:procuremos chegar mais cedo para bem nos organizarmos. A Equipa de Acolhimento ajudará cada um a tomar o seu lugar. Pedimos que todos entrem pela porta principal. As outras portas estarão impedidas. 

 

OFERTÓRIO DA MISSA:não será feito no momento habitual mas poderemos fazê-lo ao sair da Missa, junto das portas.

 

IDOSOS E PESSOAS DE RISCO:aos irmãos idosos, àspessoas de risco, com problemas respiratórios ou outros, pedimos que participem, preferencialmente, na missa da semana. 

 

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO: será possível a sua celebração, com as devidas distâncias entre sacerdote e penitente, garantindo a integridade sigilosa da confissão. Usaremos a Capela da Reconciliação (Matriz Antiga).

 

SACRAMENTO DO BAPTISMO E DO MATRIMÓNIO: a celebração destes sacramentos já épossível. Sublinha-se sobretudo que a família e convidados obedecerão à restrição de lugares e permanecerão nas marcas indicadas. 

 

ORAÇÃO INDIVIDUAL:a Matriz Antiga permanecerá sempre aberta, entre as 8h e as 18h para a oração pessoal.

 

FUNERAIS E VELÓRIOS: a partir do dia 30 de maio, voltaremos a celebrar a Missa de Corpo presente, mas ainda coma restrição de estarem presentes apenas os familiares do ente falecido. Os funerais continuarão a realizar-se na Matriz Antiga. Quanto aos Velórios, estes ainda não são permitidos. Por isso, continua a vigorar o que estava dito antes: a urna ao chegar será depositada na igreja um tempo antes e,à hora marcada, celebrar-se-á a Eucaristia. Aguardemos novas informações de procedimentos.

 

INTENÇÕES DE MISSA: todas as intenções de missa que estavam previstas para os dias em que não foi possível celebrar em comunidade, devem agora ser remarcadas. Pede-se que procurem novo boletim na sacristia ou no cartório paroquial. Atenção as novos horários. 


A VIDA EM COMUNIDADE – MISSÃO DA IGREJA

É compreensível que nos sintamos desanimados e até frustrados com os sacrifícios que nos são pedidos, tal como os discípulos se sentiram naqueles cinquenta dias até serem fortalecidos com o dom do Espírito, e ganharem forças para sair do Cenáculo e anunciar a todos os povos as maravilhas de Deus. 

Porém, a missão da Igreja de evangelizar, nunca parou nem poderá parar. Estamos mais limitados na forma, mas não estamos no conteúdo nem na vivência. Neste tempo de incerteza e dúvidas, a comunidade é chamada a despertar e a semear Esperança. 

Assim, somos comunidade autêntica, que semeia esperança quando compreende, colabora, estima e se prontifica para que nesta pandemia sejam a vida, as pessoas e a sua saúde a ganhar. 

A vida continua, mas não de qualquer maneira. Demos qualidade de vida uns aos outros, cuidando uns dos outros. 

Acreditamos que assim já está a acontecer.

 

SITE DA PARÓQUIA:conheçam e descubram o sítio da paróquiahttp://www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf/.

 

MATRÍCULAS EM EMRC:que os pais matriculem os seus filhos na aula de Educação Moral Religiosa Católica. Não sendo catequese, é um complemento de formação nos valores legítimos da fé cristã. 

 

CONTRIBUTO PARA CONTINUAR A MISSÃO DA IGREJAé habitual que, pela altura da Quaresma e da Páscoa, as famílias façam a sua oferta para continuar a missão da Igreja na nossa Paróquia. Contudo, face às atuais contingências, poderão fazê-lo através de transferência bancária (NIB PT50.0033.0000.45333699908.05) ou através do envelope para a Oferta Paroquialque se estános escaparates das igrejas, entregando-o na sacristia ou no cartório paroquial. Obrigado pela vossa generosidade.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

FAX

252314279

Cartório Paroquial

O Cartório Parquial, na rua Álvaro Castelões, nº 57 - 4760-117 VNF, encontra-se aberto de segunda a sextas das 9h00 às 12h30; 15h00 às 19h30.

Pode contactar o cartório pelo telefone: 252 314 279; ou para o e-mail paroquial: comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias
Eucaristias
Confissões
Confisses
Visitas aos Doentes
Visitas aos Doentes