XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 13 Mar 2020
Comunicado
Atendendo às circunstâncias atuais e na atenção às orientações que vão sendo dadas, a paróquia de Sto Adrião, apresenta as suas disposições para viver serenamente este período tão sensível para todos.

?Atendendo às circunstâncias atuais e na atenção às orientações que vão sendo dadas comunicamos o seguinte:

O dom da vida tem um valor inviolável. Temos o dever de a proteger, a nossa e a dos outros. É pecado grave atentar contra ela e, por isso, em momentos de epidemia, compete ao cristão dar tudo para a defender. A festa da Páscoa, vitória da vida sobre a morte, é oportunidade para interiorizarmos os compromissos que daqui advêm.

A paróquia de Sto Adrião, dadas as comunicações das autoridades públicas de saúde, as posições da Conferência Episcopal, da Arquidiocese de Braga e do Arciprestado, informa que:

1. Suspende a catequese e ações juvenis/escutistas (retoma quando as escolas reabrirem).

2. Suspende as celebrações previstas do Sacramento da Reconciliação (confissão). Serão definidas datas posteriores para o efeito.

3.   Suspende todas as Eucaristias até “ser superada a atual situação de emergência”. As intenções de missa ficarão sem efeito até que se reponha a Celebração da Missa. Aqueles que pretenderem rever as datas deverão comunicar nos serviços da paróquia.

4.    Os velório e os funerais (exéquias), tanto quanto possível, hão de limitar-se à família. Alertamos as pessoas para não se cumprimentarem de qualquer das formas. Podem dar os pêsames por SMS ou internet.

5.   Os casamentos e batizados, tanto quanto possível, hão de limitar-se à família.

6.    Suspende a visita do pároco e dos Ministros Extraordinários da Comunhão aos doentes e idosos. Se porventura for necessário, falar com o pároco.

7.    Suspende todas as devoções populares, atividades pastorais e culturais, próprias deste tempo: procissões, concertos, 24h para o Senhor, Via-Sacra, ensaios, reuniões...

8.    Vamos celebrar a Páscoa, tanto quanto possível; tocaremos os sinos ao longo do dia; propomos às famílias que coloquem flores à sua porta em sinal de anúncio e da beleza da Vida em Cristo; propomos que coloquem estandartes de Cristo Ressuscitado às janelas; que rezem uma oração de bênção e gratidão em família pelo dom da vida.

9.    Suspende o Compasso ou Visita Pascal e dará um esquema para a celebração familiar da Páscoa.

Quarentena forçada. Quaresma reforçada!

Ou seja, a Quaresma não está cancelada ou em suspenso. Este continua a ser o TEMPO DO CORAÇÃO. Por isso e perante tudo o que estamos a viver, não podemos suspender o coração, mas reforçar as práticas da oração, do jejum, da abstinência, da leitura espiritual, da sobriedade de vida e da caridade, as quais NÃO SÃO AFETADAS PELA PANDEMIA. Por isso, exortamos os cristãos a redescobrirem-nas e a praticá-las com mais vigor.

Por fim, a paróquia une-se a todos os irmãos, em oração, e reza ao Senhor que, por mediação da Sua e nossa Mãe, se compadeça de todos os frágeis e doentes, para que dê alívio a todos os infetados, anime os que deles cuidam, ajude os investigadores a encontrar os meios de cura, e a todos nos dê saúde e sensibilidade para o cuidado compassivo dos enfermos e para evitar que a doença se propague.

Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga