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CARAVAGGIO
Em 18 de Julho de 1610 (1571-1610), morreu o grande pintor italiano Caravaggio. De seu nome próprio Michelangelo Merisi, Caravaggio foi o nome artístico que ele adotou, porque a sua família era originária de uma aldeia com esse nome, na Lombardia. Caravaggio é geralmente reconhecido como tendo sido o primeiro grande pintor do Barroco, corrente artística que se opôs ao Maneirismo, predominante na época em que ele viveu. Caravaggio foi, portanto, um precursor e um inovador. No estilo da sua pintura podem reconhecer-se, pelo menos, duas características dominantes: o grande realismo das cenas e os efeitos de luz e de sombra, aos quais se costuma chamar chiaroscuro. As personagens pintadas pelo artista são-nos mostradas como pessoas de carne e osso, tão humanas e mortais como nós, mesmo quando representam deuses e santos. Para isso, Caravaggio usou como modelos pessoas do povo humilde de Roma, incluindo prostitutas. Os efeitos de luz e de sombra que Caravaggio aplicou nas suas pinturas não têm nada a ver com iluminação. Se analisarmos os seus quadros, veremos que as sombras neles representadas nem sempre correspondem às fontes de luz que parecem iluminar as cenas. Caravaggio usou a luz e as sombras de uma forma arbitrária, com o fim de realçar alguns rostos e personagens, em detrimento de outros, e para dar um maior dramatismo ou um maior lirismo às cenas representadas. O resultado conseguido é verdadeiramente magistral. (in amateriadotempo.blogspot.com). Algumas das impressionantes e famosas obras do pintor barroco transformam-se em quadros de carne e osso, obras de arte marcadas pela luz e realismo. Ao longo do espetáculo, um grupo de performers (em silêncio e total imobilidade) mimetiza pinturas famosas como Madalena Arrependida, Judite e Holofernes ou a Prisão de Jesus. Nathalia Furlan trata da encenação.
DIREÇÃO/ENCENAÇÃO: Nathalia Furlan
ELENCO: Alan Sencades, Adiana Pereira, Lucía Merlina, Luisa Worcman, Mélanie Monteiro, Mélina Hernandez
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