XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 6 Mar 2020
As pinturas de Caravaggio em carne e osso
A apresentação do programa cultural e religioso da Confraria das Santas Chagas, dia 6 de Março, na matriz Antiga, às 21h30, com a representação de "As pinturas de Caravaggio em carne e osso" pelo Instituto Nacional de Artes do Circo O INAC

CARAVAGGIO

Em 18 de Julho de 1610 (1571-1610), morreu o grande pintor italiano Caravaggio. De seu nome próprio Michelangelo Merisi, Caravaggio foi o nome artístico que ele adotou, porque a sua família era originária de uma aldeia com esse nome, na Lombardia. Caravaggio é geralmente reconhecido como tendo sido o primeiro grande pintor do Barroco, corrente artística que se opôs ao Maneirismo, predominante na época em que ele viveu. Caravaggio foi, portanto, um precursor e um inovador. No estilo da sua pintura podem reconhecer-se, pelo menos, duas características dominantes: o grande realismo das cenas e os efeitos de luz e de sombra, aos quais se costuma chamar chiaroscuro. As personagens pintadas pelo artista são-nos mostradas como pessoas de carne e osso, tão humanas e mortais como nós, mesmo quando representam deuses e santos. Para isso, Caravaggio usou como modelos pessoas do povo humilde de Roma, incluindo prostitutas. Os efeitos de luz e de sombra que Caravaggio aplicou nas suas pinturas não têm nada a ver com iluminação. Se analisarmos os seus quadros, veremos que as sombras neles representadas nem sempre correspondem às fontes de luz que parecem iluminar as cenas. Caravaggio usou a luz e as sombras de uma forma arbitrária, com o fim de realçar alguns rostos e personagens, em detrimento de outros, e para dar um maior dramatismo ou um maior lirismo às cenas representadas. O resultado conseguido é verdadeiramente magistral. (in amateriadotempo.blogspot.com). Algumas das impressionantes e famosas obras do pintor barroco transformam-se em quadros de carne e osso, obras de arte marcadas pela luz e realismo. Ao longo do espetáculo, um grupo de performers (em silêncio e total imobilidade) mimetiza pinturas famosas como Madalena Arrependida, Judite e Holofernes ou a Prisão de Jesus. Nathalia Furlan trata da encenação.

DIREÇÃO/ENCENAÇÃO: Nathalia Furlan
ELENCO: Alan Sencades, Adiana Pereira, Lucía Merlina, Luisa Worcman, Mélanie Monteiro, Mélina Hernandez

Pelo INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo O INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo é um polo internacional dedicado exclusivamente às artes do circo. Localizado em Vila Nova de Famalicão – Portugal. Tem como missão formar artistas capazes de uma abordagem pluridisciplinar que assegure o surgimento e a afirmação de novas estéticas e levar o circo a todos os públicos, assim como a difusão e a implementação do circo contemporâneo em Portugal, proporcionando uma nova oferta e enriquecendo o panorama cultural vigente. O Instituto Nacional de Artes do Circo é membro da FEDEC - Federação Europeia de Escolas de Circo Profissionais.

Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga