XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 31 Jan 2020
Effatha#168
Boletim Paroquial de 3 a 9 de Fevereiro

ADORAÇÃO EUCARÍSTICA: dia 6, quinta-feira, das 9h30 às 12h, na Matriz Antiga.

FESTA DAS CINCO CHAGAS DO SENHOR: dia 7, sexta-feira, celebra-se a Festa das Santas Chagas. A Confraria convida todos os que costumam colaborar com ela, nomeadamente nas procissões da semana Santa e outras atividades, a participar na celebração das 19h15, na Matriz Nova.

MATRIZ ANTIGA - OFERTÓRIO: no fim de semana, dia 8 e 9, o ofertório reverte a favor da Matriz Antiga. A todos muito obrigado pela generosidade e partilha.

EUCARISTIA COM A CATEQUESE: dia 8, às 18h, a Eucaristia contará com a presença da catequese. Contamos com todas as crianças, adolescentes, seus pais e catequistas.

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL: dia 11 de fevereiro, às 21h30, no Centro Pastoral, realiza-se a segunda reunião ordinária do Conselho Pastoral Paroquial do corrente ano. Pedimos aos conselheiros que, junto dos membros dos vários movimentos e grupos paroquiais, preparem a sua participação no CPP.

ENCONTRO INTERPAROQUIAL DE CATEQUISTAS: dia 12, às 21h30, no Centro Pastoral, para apresentar e preparar a caminhada de Quaresma/Páscoa. Terá também um tema formativo. A presença de todos é imprescindível.

AGRADECIMENTO: estamos gratos a todos os que se mobilizaram e participaram no Jantar Solidário Eu Sou Matriz. Parabéns a todos. Estamos de igual modo a todos os que fizeram a venda das rifas e a todos os que as compraram. Repetimos ainda nossa gratidão aos que se mobilizaram e constituíram o Grupo do Cantar dos Reis e Janeiras “Eu sou matriz”. Foi uma rica experiência de paróquia e de comunhão em prol de um objetivo comum. Obrigado pela generosidade e solicitude. Obrigado também a todos os que nos abriram as portas da sua casa e tão bem nos receberam e acolherem. Obrigado pelo vosso contributo e pela vossa delicadeza. Parabéns a todos. ONDE TODOS AJUDAM NADA CUSTA.

CONFERÊNCIA VICENTINA – DIA MUNDIAL DO DOENTE: no dia 11 de Fevereiro celebra-se o Dia Mundial do Doente. A Conferência Vicentina associa-se a este dia visitando doentes da comunidade. E assim, também, se tece a comunidade estando com os mais frágeis da comunidade. Obrigado pelo testemunho de fé e de fraternidade.

PEDIR O BAPTISMO: são os pais quem pedem o sacramento do Baptismo à Igreja para os seus filhos. No primeiro diálogo com eles, estabelece-se o dia e a hora do Baptismo. Preferencialmente são celebrados ao sábado (Matriz Antiga) ou ao domingo (Matriz Nova), numa única celebração. Ou seja, o primeiro a marcar determina a hora dos que a seguir desejaram o batismo no mesmo dia. Para melhor se celebrar e compreender a profundidade da missão que os bebés, os pais e padrinhos iniciam, promove-se um encontro de formação, na última sexta-feira do mês para pais e padrinhos. Embora não seja proibida a celebração do Baptismo no tempo da Quaresma, apelamos a que não haja celebração durante este período. Uma vez que toda a Quaresma é um tempo de preparação para a celebração do baptismo, apontamos o dia da Vigília Pascal como o dia por excelência da celebração do Baptismo.

MATRIZ ANTIGA – DÍVIDA: as muitas angariações de fundos, a dedicação do Movimento Eu Sou Matriz, o empenho e a contribuição de muitos, estão a ajudar no esforço de cumprir com as nossas obrigações bancárias. Neste momento o valor em dívida a 31/12/2019 é 242.102,79€. Ainda há muito caminho a fazer. Esperamos a colaboração de todos. Todas as ajudas são bem vindas. E a participação ativa em prol desta causa é um dever de todos os paroquianos. Obrigado pelo que já fizemos. Onde todos ajudam nada custa.

MATRIZ ANTIGA – ANGARIAÇÃO DE FUNDOS DE NATAL: foram muitas as iniciativas e foram muitos também aqueles colaboraram e contribuíram. Obrigado a todos. Eis os resultados: Lanternas 864,40€; Cantar dos Reis 3.121,62€; Café 935,68€; Sorteio 1.407€; Vendas Natal 751€; Jantar Eu Sou Matriz 3.129,34€. ONDE TODOS AJUDAM NADA CUSTA.

ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E RELIGIOSA NOS HOSPITAIS: não descurar a importância do acompanhamento espiritual e religioso no tempo de permanência no Hospital e da necessidade de declararem e pedirem a assistência religiosa na admissão ao Hospital. No caso de essa não ser prestada, devem usar o livro de reclamações para se fazerem ouvir.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga