Padroeiro

Apóstolo e mártir
São Bartolomeu

Seu nome vem do aramaico, com uma referência patronímica: Bar Talmay - filho de Talmay.  Há historiadores que também mantêm uma referência patronímica, mas dá outro significado para o nome: Bar Ptolomeu - Filho de Ptolomeu. Esta última hipótese não é inverossímil, visto que Ptolomeu (suposto pai de Bartolomeu) possuía um prenome grego, e a cultura grega tinha uma grande influência na Judeia da época.

Nenhuma narração bíblica lhe enfoca especialmente e seu nome consta apenas nas listas dos doze. No entanto, segundo a tradição, ele é o Natanael de que falam outras passagens, e isso fica evidente através da comparação entre os quatro Evangelhos. Natanael significa "Deus deu" - o significado desse nome fica claro levando-se em conta que ele vinha de Caná, onde deve ter testemunhado a ação de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11).

Como narra a Bíblia, São Filipe comunicou a Natanael (São Bartolomeu) que havia encontrado o Messias, e que esse provinha de Nazaré, ao que Natanael responde dura e preconceituosamente: "De Nazaré pode vir alguma coisa boa?" (Jo 1, 46a). Essa observação é importante indicador das expectativas judaicais quanto à vinda do Messias, então tidas.

No seu primeiro encontro com Jesus, recebe um elogio: "Aqui está um verdadeiro Israelita, em quem não há fingimento" (Jo 1, 47), ao qual o apóstolo responde: "Como me conheces?". Jesus responde de forma que não podemos compreender claramente somente através das Escrituras: "Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira". Com certeza se tratava de um momento crítico e decisivo na vida de Natanael. Após essa revelação de Jesus, Natanael faz a sua adesão ao Mestre com a seguinte profissão de fé: "Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o Rei de Israel".

Segundo fontes históricas, São Bartolomeu teria pregado o cristianismo até na Índia. Outra tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent, na província russa de Daguestão junto ao Cáucaso, a mando do governador, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange. Segundo a Igreja Católica, mais tarde suas relíquias foram levadas para a Europa e jazem em Roma, na Igreja a ele dedicada.

O Papa Bento XVI na audiência do dia 4 de outubro de 2006 disse estas palavras que concluem o ensinamento da vida de São Bartolomeu: "Para concluir, podemos dizer que a figura de São Bartolomeu, mesmo sendo escassas as informações acerca dele, permanece contudo diante de nós para nos dizer que a adesão a Jesus pode ser vivida e testemunhada também sem cumprir obras sensacionais. Extraordinário é e permanece o próprio Jesus, ao qual cada um de nós está chamado a consagrar a própria vida e a própria morte".
Padre Manuel Domingos Sampaio Viana

Catequese Digital

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Mar (São Bartolomeu)
João Cepa | 22 Jan 2020
Visitas Pastorais em Esposende
D. Nuno ajuda a preparar Visitas Pastorais em Esposende

O bispo auxiliar de Braga D. Nuno Almeida participou recentemente na habitual reunião mensal dos 13 sacerdotes (oito párocos e cinco não párocos) que residem e/ou trabalham nas 15 comunidades paroquiais do arciprestado de Esposende com a principal finalidade de ajudar  o clero a preparar bem as Visitas Pastorais que vão decorrer naquele arciprestado entre março e maio.

O prelado começou por dizer que, «nas Visitas Pastorais, há o perigo da rotina, de que elas sejam só para cumprir calendário», havendo o «risco de se fazer as visitas sem se saber onde queremos chegar».

«Caminhado passo a passo, não devemos dar um passo maior do que a perna, definindo onde queremos chegar», afirmou.

D. Nuno aconselhou que se deve «fazer um percurso na direção da colegialidade de paróquias: os pequenos grupos ou pequenas células não são um capricho do senhor Arcebispo», tendo recomendado que se façam três encontros prévios para as pessoas mais empenhadas nas paróquias: um com a presença do Arcebispo Primaz e do bispo auxiliar, outro com a presença do padre Tiago Freitas e outro com a presença do padre Jorge Vilaça. Aconselhou também um encontro com os crismandos e outros jovens e outro encontro para a pastoral familiar.

Dando seguimento à recomendação de D. Nuno Almeida, os sacerdotes marcaram os três encontros prévios para as seguintes datas: um já no próximo dia 31 deste mês de janeiro, outro em 21 de fevereiro e outro no dia seis de março. Ficou também marcado um encontro com a presença do padre Sandro Vasconcelos, no dia 17 de maio, para todos os jovens crismados.

Paróquia de Mar (São Bartolomeu)
Casa Paroquial

Rua 24 de Agosto, 61