Arquidiocese

Subsídios Semeadores de Esperança (2018/2019)
[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Departamento da Pastoral Universitária | 8 Out 2018
Abertura Centro Pastoral Universitário
31 outubro | Auditório D. Jorge Ortiga (CPU)
PARTILHAR IMPRIMIR
 

A Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga realiza, no próximo dia 31 de outubro, a Abertura Oficial do Centro Pastoral Universitário (CPU), com a apresentação de novos espaços de acolhimento à comunidade universitária. Será uma cerimónia formal que contará com a presença de vários atores centrais que contribuíram para a concretização da missão desta instituição.

A sessão contará com uma intervenção do Professor Doutor Alexandre Castro Caldas, Professor Catedratico de Neurologia, que dedicou grande parte da sua vida ao estudo das Neurociências Cognitivas.

O CPU é um espaço que tem procurado proporcionar aos universitários oportunidades de crescimento pessoal alternativas ao ambiente académico, a partir das quais os universitários podem fazer um caminho de aprofundamento da sua vivência cristã, do mundo à sua volta e do seu papel na sociedade em que vivem. São várias as respostas que este centro universitário oferece à comunidade académica. Para além da residência universitária, que acolhe 35 estudantes, o CPU é também um espaço de encontro para o convívio, o estudo, para a reflexão e oração nas eucaristias e no grupo de preparação para os Sacramentos, para os encontros de debate sobre temas de interesse atual na vida de um cristão, para encontros dos diversos grupos de universitários que se juntam neste espaço para, em conjunto, construir ações que os tornem verdadeiros instrumentos de Cristo. 

Para tal, os universitários dispõem de vários espaços que estão ao seu serviço: a residência, com copa e refeitório, as salas de estudo, salas de trabalho e de encontro dos grupos, salas de convívio, uma capela e um auditório, denominado D. Jorge Ortiga, benfeitor desta instituição.

Este é um projeto que a Pastoral Universitária abraçou com entusiasmo há cerca de 3 anos e que permitiu uma valorização da sua intervenção junto da comunidade académica. Não só devido à sua localização privilegiada, de porta aberta para o complexo da Universidade do Minho, mas sobretudo porque se tornou uma verdadeira proposta alternativa para muitos jovens universitários que por aqui passam e aqui encontram respostas diferenciadas e alternativas ao saber académico. 

O CPU é, assim, um veículo de comunicação entre a Igreja e a Universidade, entre fé e cultura, através do qual a comunidade académica tem a oportunidade de se aproximar do Evangelho, da vida de Cristo, e aqui encontrar ensinamentos para a vida profissional e pessoal.

Para tal, a Pastoral Universitária apresenta um conjunto de atividades que proporciona este diálogo e este convívio salutar e para as quais toda a comunidade universitária é convidada a participar e a envolver-se. 

O ano pastoral já iniciou e a comunidade académica está convidada a participar em diversas atividades, nomeadamente, a rezar em conjunto na Missa dos Universitários todas as 3ª feiras, pelas 19h, na Capela do CPU; a fazer a preparação para os Sacramentos em encontros de formação semanais; a participar em momentos de convívio, como a Receção ao Residente, a comemoração do S. Martinho, a Ceia de Natal; a fazer parte de grupos de voluntariado local, nomeadamente na Casa de Saúdo do Bom Jesus, no Projeto Homem, no Instituto Monsenhor Airosa e no Projeto Mais Horizonte (apoio ao estudo e acompanhamento pessoal de adolescentes com um percurso escolar de insucesso, realizado no CPU por universitários voluntários); a preparar-se em encontros semanais para uma experiência de missão de curta duração em países africanos, com o Projeto Sementes; a parar em encontros espirituais preparados para diversos grupos ao longo do ano; a participar em momentos de debate e em tertúlias mensais de reflexão sobre questões de interesse atual e de formação de consciências.

A missão da Pastoral Universitária é ousada para os tempos atuais, sobretudo porque se move em ambientes secularizados, onde se promove essencialmente uma cultura do saber fazer e do sucesso profissional. Mas é também um desafio, porque é uma proposta radical para todos aqueles que não se querem deixar aprisionar num ambiente académico estereotipado em valores que precisam de ser contrabalançados com a dimensão humana e espiritual proposta pela Pastoral no seu Centro Universitário.

É neste espírito que o CPU abrirá as suas portas com a Abertura Oficial. Cerimónia que decorrerá no dia 31 de outubro, pelas 18h, no Auditório D. Jorge Ortiga.

Para mais informações contacte-nos: pastoral.universitaria@arquidiocese-braga.pt.
 

PARTILHAR IMPRIMIR
Pastoral Universitária
Contactos
Morada

Rua do Vilar, Gualtar
4710-453 BRAGA

TEL

253 690 448 / 91 45 41 063

Coordenador

P. Eduardo Jorge da Costa Duque

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui