4 julho 2017

Pastoral Universitária de Braga em Pedrógão Grande

Departamento da Pastoral Universitária

A Pastoral Universitária de Braga não se mostrou indiferente à tragédia que assolou a vida das populações de Pedrogão Grande no dia 16 de junho, tendo partido, na passada 5ª feira, rumo à paróquia de Pedrogão Grande, onde foi acolhida até ao dia 2 de julho.

A Pastoral quis ser uma presença diferente nesta tragédia, optando por oferecer a essa comunidade um pouco de esperança através da presença de um grupo de 8 jovens universitários e académicos na paróquia de Pedrógão, que se propôs a fazer um serviço de escuta, presença, palavra, companhia e esperança junto das pessoas que ainda procuram respostas.

O grupo foi constituído por voluntários de várias áreas do saber, desde a medicina, à enfermagem, à gerontologia, à psicologia e ao serviço social; e foi formado por convite pessoal, tendo em conta o objetivo do serviço que a Pastoral Universitária pretende levar à comunidade.

Foram quatro dias de grande emoção, que nos permitiram conhecer gente especial em situações de vida difíceis. O grupo veio embora, mas ficou uma vontade de continuar a espalhar os seus sorrisos.

In Jornal "Diário do Minho", 1 de julho de 2017, pág. 20.