Peregrinação a Taizé '17

Para mais informações clica aqui.

Arquidiocese

Ano Pastoral 2017+18: Despertar Esperança
(+info)

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens
Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens | 10 Abr 2017
Papa vai rezar com os jovens – Jornada Mundial da Juventude 2017
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DNPJ

"Papa Francisco preside hoje à vigília de oração pela 32.ª edição da Jornada Mundial da Juventude, este ano a nível diocesano, a partir das 18h30 (menos uma hora em Lisboa) na Basílica de Santa Maria Maior.

Na vigília vão estar em destaque o Apóstolo São João, o discípulo Amado é o ícone evangélico do documento preparatório do Sínodo dos Bispos 2018, e a Virgem Maria, que inspira os temas das Jornadas Mundiais da Juventude até ao encontro no Panamá.

Francisco vai rezar com jovens da Diocese de Roma e de outras dioceses da região da Lázio e a Rádio Vaticano realça que é o “primeiro encontro” do Papa com a juventude na percurso até à 15.ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, agendada para outubro de 2018, e da 34.ª Jornada Mundial da Juventude no Panamá, em janeiro de 2019.

“Encontrar-nos-emos à volta do ícone original de Nossa Senhora Salus Populi Romani que passará aos jovens do Panamá no domingo de manhã”, adiantou o subsecretário do Sínodo dos Bispos, sobre a vigília.

Amanhã, Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, dos jovens de Cracóvia, cidade polaca que recebeu a JMJ 2016, vão entregar aos jovens do Panamá a Cruz do encontro mundial de jovens e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Também neste domingo, 32.ª edição da Jornada Mundial da Juventude, termina o fórum internacional ‘De Cracóvia ao Panamá. O Sínodo a caminho com os jovens’, que está a decorrer em Roma. Este encontro é organizado pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida (Santa Sé), no Colégio Pontifício Internacional Maria Mater Ecclesiae.

Sínodo dos Bispos sobre os jovens: Renovar a Igreja

O subsecretário do Sínodo dos Bispos disse que o clima no fórum “é de grande expectativa da parte dos jovens” pelo sínodo no próximo ano porque querem “sentir-se Igreja”, querem fazer ouvir a sua voz e “participar do caminho sinodal para que a Igreja possa rejuvenescer”.

“Os jovens não querem caminhar sozinhos: querem caminhar connosco, com todos os adultos na fé, todos os fiéis e pastores para edificar a Igreja de Cristo, e através de sua obra rejuvenescê-la a fim de que seja anunciadora do Evangelho às novas gerações”, afirmou D. Fabio Fabene.

O bispo italiano destacou que o Papa Francisco ao convocar o sínodo sobre ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ quer “renovar” o rosto da Igreja através dos jovens mas envolver todos os jovens, como está no documento preparatório: «Todos os jovens têm o direito de ser acompanhados para encontrar o seu lugar na vida e na Igreja.»

 “Este próximo Sínodo, em particular, quer ser um sínodo não apenas para os jovens, mas um sínodo com os jovens, onde eles querem ser os protagonistas”, acrescentou.

A iniciativa desses dias se insere neste envolvimento dos jovens no caminho sinodal. Depois, encontraremos outras formas para que os jovens possam realmente ser parte ativa, parte viva do caminho sinodal e fazer ouvir a sua voz e seus desejos também aos padres sinodais que se reunirão em outubro de 2018”, disse ainda D. Fabio Fabene, divulga a Rádio Vaticano." (in DNPJ)

PARTILHAR IMPRIMIR
Pastoral de Jovens
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190

Coordenador

Dr. Alberto Manuel Ribeiro Gonçalves

Assistente

P. João Paulo Coelho Alves

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui