Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Maximinos (São Pedro)
13 Mar 2016

A igreja primitiva, situada na rua do Bêco, devia ela também ser dos primeiros tempos da cidade tendo escapado à invasão dos árabes e servido de refugio dos cristãos. Situada num ponto estratégico em relação à Catedral Bracarense, era um local onde os Bispos rezavam antes de tomar posse solene da Diocese. Ainda o bispo D. Manuel Vieira de Matos foi recebido precisamente junto à atual igreja de Maximinos pelas autoridades bracarenses, recebendo aí as chaves da cidade; todavia não há provas de que o costume tenha prevalecido até ele, mas antes pelo contrário segundo os Fastos Episcopais. A igreja atual tratava-se de uma primitiva capela dedicada á Imaculada Conceição cuja imagem ainda se encontra no nicho sobre a porta principal, só em 1782 é que Manuel José Leite junto do Arcebispo D. Gaspar de Bragança decidiram efetuar a transferência da igreja paroquial para a dita capela, devido ao mau estado da antiga e impossibilidade de recuperação, sendo assim demolida pura e simplesmente a antiga igreja. Com o passar dos anos a demografia da zona e o subsequente aumento da afluência de fieis levaram a pôr o problema da ampliação da igreja ou mesmo à hipótese de uma igreja nova. Optaram então pela ampliação porque a igreja encontrava-se no centro do maior aglomerado populacional. Para realizarem esta ampliação decidiram demolir as duas sacristias simetricamente dispostas em relação ao corpo principal da Igreja, com a demolição das sacristias aproveitou-se o espaço por elas deixado para a criação de anexos, salas, secretaria, possível sala de museu paroquial e WC. Com a realização deste empreendimento repara-mos que obtemos muito espaço, o interior adquire uma nova forma, espécie de cruz é o resultado do aumento de dois braços à igreja primitiva, descendo o altar para o arco cruzeiro entre a primitiva capela-mor e o restante espaço da igreja.
Depois de levar todas estas obras, veio a ser inaugurada a 1 de julho de 1979 com a presença do Arcebispo D. Eurico Dias Nogueira.

"... a todos aqueles que te ajudaram a crescer que sejas o seu lugar de encontro num laço fraternal cada vez mais forte."

Paróquia de Maximinos (São Pedro)
Casa Paroquial

Rua P. Cruz, 12