Família Solidária
Boletim Paroquial | XXX Domingo de Tempo Comum

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Lomar (São Pedro)
Simon Okechukwu Ayogu, Cssp | 29 Dez 2019
Boletim paroquial | Sagrada Familia
Jesus, Maria e José: Uma família que vive os sonhos de Deus

Jesus, Maria e José: Uma família que vive os sonhos de Deus

Um casal, durante as suas férias, seguiram uma longa viagem de carro sem trocar palavras entre si, porque estavam chateados. Ao passarem por um redil de cabras e porcos, o marido perguntou sarcasticamente: "Esses são seus parentes?" "Sim", respondeu sua esposa. "Casei-me com um deles."

Neste domingo, ao celebrarmos a Festa da Sagrada Família, lembramos a importância dos lares como berços de felicidade, dos sonhos, e por vezes do aborrecimento, mas sempre um lugar que não merecemos. Somos família porque a somos e não tanto por a merecermos.

São vãos os sonhos dos homens (Eclo 34,2.5). Mas os sonhos de Deus são diferentes: várias vezes José, em sonhos, acolheu a palavra do Senhor sobre o Menino e Sua Mãe. José e Maria renunciaram generosamente os seus sonhos e fizeram deles os sonhos do Senhor. Assim ensinam-nos a sonhar com o Senhor e alinhar o nosso sonho àquele que molda a nossa família à imagem da Sagrada Família.

A primeira leitura convida a honrar os pais como o único mandamento que traz uma recompensa. Sugere também os comportamentos a ter para com os pais na sua velhice.

Na segunda leitura São Paulo descreve as roupas do cristão ao dizer: revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, humildade, mansidão e paciência... Sem dúvida, a roupa é muito importante, distingue-nos de várias formas. Antigamente, até havia roupas de domingo... Como é que um cristão que com cristo ressuscitou vai continuar a andar com fardes velhos (Mt 9, 16-17). Paulo resume a roupa nova no amor recíproco entre os casais e respeito mútuo entre os pais e filhos.

No evangelho, Mateus motiva a iniciarmos um novo êxodo. O êxodo de Jesus para o Egito é sinal da nossa peregrinação na terra, das voltas que iremos dar, fugindo os Herodes e os Arquelaus do nosso tempo; até chegarmos à terra prometida – o reino de Deus – onde seremos verdadeiramente livres.

A família é importante; se não fosse, Jesus não teria escolhido uma família para inaugurar o seu projeto redentor. Que os modelos da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, nos auxiliem em santificar as nossas famílias com obras e palavras.

Documentos para Download
Paróquia de Lomar
Casa Paroquial

Rua da Residência, 2

TLM

Cartório Paroquial

Quarta e Sexta: 17H00 às 18H20.

Eucaristias

EUCARISTIA
Segunda a Sábado - 19H15.
Sr. dos Milagres - Sábado - 18H30. De 15 em 15 dias - Não Agosto.
Domingo - 7H45; 10H00.

CONFISSÕES -
Nos horário de atendimento.

ORAÇÃO DO ROSÁRIO
Segunda a Sábado às 18H45;.
Domingo às 18H00.

ADORAÇÃO DO SS.MO SACRAMENTO
Quinta das 18H15 às 19H15.

Confissões

Confissões - Nos horários de atendimentos - E nos momentos celebrativos fortes

Visitas aos Doentes

Visitas aos Doentes - 1ª Terças de cada mês

Doentes

Terça, dia 5, visita aos doentes a partir das 9H00.

Párocos