Horário do Cartório

Segunda das 10h às 12h;

Sexta das 16h às 17.45h.
 

Boletim Paroquial
Boletim 369 - II Domingo da Quaresma - Ano A - 08-03-2020
Crónica para o XXIII Domingo do Tempo Comum - Ano A - 6 de Setembro de 2020

Ligação



XXIII Domingo do Tempo Comum

Ano A

«Se o teu irmão te ofender, vai ter com ele e repreende-o a sós.» 

Viver na ofensa! Sustentar a maldade! Alimentar a raiva! Calar perante a injustiça!
Sentir indiferença total pelo erro de outro ser humano! Tornar ainda mais pesada a vida de quem sofre!
É o dia-a-dia de quem não tem coragem para permanecer no caminho da Cruz.
Todo aquele que aceita o mal, que não consegue retificar a decisão do outro, não é Cristão.
Todo aquele que não é capaz de construir uma reconciliação, não sabe amar e é um triste Baptizado!

A nossa missão nesta terra, neste tempo confuso e sem amor,
é alertar cada ser humano sobre o perigo das suas más decisões.
Somos sentinelas! Salvamos vidas, não as condenamos…
Ao ouvimos a voz de Deus, colocamo-La em prática e não endurecemos o nosso coração.
Porque sabemos que, mesmo quando provocamos o Senhor que nos dá a vida,
ELE, que é o criador do Universo, é Misericordioso com cada um de nós.
Então, quem és tu e quem sou eu, para não aceitarmos, com toda a caridade que nos habita no peito,   os erros dos outros, aqueles que somos chamados a amar, como nos amamos a nós próprios?

Hoje, a liturgia do 23º domingo do Tempo Comum, do ano A, reconcilia-nos com o nosso próprio coração.
Só nos podemos sentir amados se aprendermos a amar, independente,
esta condição inata de Cireneu na vida de todos (sem distinção)!
Ficar indiferente perante as asneiras que os outros fazem, é reconhecer que também nós só fazemos disparates.
Por isso, O Mestre quando nos fala sobre os motores humanos diz-nos:
«Se te escutar, terás ganho o teu irmão.»
Salvar aquele que está perdido e não sabe é tarefa para quem sabe o Batismo.

Escuta! Oh, Sentinela deste tempo mal-amado…
De que te adianta apontar o dedo aos erros e acusar, ferozmente, quem faz o mal?
Deves fazê-lo, apenas em última instância.
Quando já olhaste nos olhos de quem erra e disseste, assertivamente: “ Estás a errar!
Quando já alertaste mais de mil vezes que a atitude é incorreta!
Quando o erro é sempre o mesmo e já esgotaste todos os recursos para que te ouça!
Quando já não consegues ligar o teu coração ao peito de quem, continuamente, mata o Amor e o Bem!

Lembra-te que quando erras e te repreendem, queres primeiro preparar a defesa pelo teu ato.
Então, faz o mesmo com o teu irmão e com a tua irmã.
Mas, fá-lo com AMOR, com Caridade!
Da mesma forma com que queres que o teu irmão, a tua irmã, faça contigo…

Mesmo assim, se não resultar…
junta-te a dois ou três Baptizados, como eu e tu, e reza… porque Jesus dá a dica:
«Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa,
ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus. »

Sentirás que o Mestre está no meio de “nós”,
a reconciliação acontecerá
e tu terás salvo a tua alma!

Arquidiocese

Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Nossa Senhora da Lapa
Liliana Dinis | Póvoa de Varzim| 21 Mai 2020
Crónica para a Solenidade da Ascenção do Senhor - Ano A - 24 de Maio de 2020
Foi para sonhar, com um mundo que ama e conhece o Reino dos Céus, que nasceste!
PARTILHAR IMPRIMIR
 



Solenidade da Ascenção do Senhor

Ano A

 «Idéias e ensinai todas as nações…» 

Cada Ser Humano possuiu uma dúvida que é comum em todos: “ Porque nasci ?”
Alguns passam a vida sem encontrar respostas.
Outros nascem com uma resposta gravada no coração.
Há uma que, com o passar dos anos, altere a resposta, considere os valores e as vontades.

Os Cristãos receberam uma Missão, semelhante a um selo de nascimento que nunca desapareceu.
Ser Testemunha, permitir que o Espírito Santo faça em nós ou que o Pai nos delegou, é aceitar ou chamar.
Durante todo o tempo em que habitamos este terreno, há uma certeza que nos rege:
Deus é o rei e o senhor da nossa VIDA.
Ao Altíssimo devemos o que temos e somos. A nossa alegria vem Dele e é para Ele.
No nosso peito encontrou a esperança de que o Senhor Jesus Cristo nos oferece como tesouro.
Quando compreender que não somos mais do que um albergue,
descobrimos que o nosso maior sonho é cumprir a vontade de Deus Criador, que nos ama, imensamente.

Hoje, S. Mateus, na liturgia do domingo da Ascensão do Senhor,
relata as Palavras do Cristo que deixam pistas,
no desvendar paulatino do mistério, que é para nós, a vontade do Pai:
«…baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei.»
E… Para nossa felicidade e serenidade, Jesus volta a garantir:
«Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».

Tu és O Baptizado!
A força do Deus vivo está em ti.
Não sentes?
A tua Vida é o mais belo grão de areia que o Senhor, carinhosamente, criou.
Sem ti o areal é mais pequeno.
Sem ti as ondas não querem brincar na língua da maré…
É em ti que eu sinto a minha Missão.

Você e eu nascemos para o mundo anunciar como maravilhas do Seu Senhor.
Onde há Amor, não há ódio nem tristeza… Há Perdão e Misericórdia!
Não parece parado no céu.
Hoje, na tua casa, na tua família,
onde habita ou inicia o teu compromisso Cristão,
tu és o professor que Baptiza, com atitudes,
os seus amados aprendem .
Foi por sonhar,
com um mundo que ama e conhece o Reino dos Céus,
que nasceu!
Concretiza o sonho!
Cumprirás a vontade do Pai!

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Nossa Senhora da Lapa
Casa Paroquial
Morada

Rua padre Manuel Marques Silva, s/n
4490-582 Póvoa de Varzim

TEL

252624200

FAX

252620975

Cartório Paroquial

Cartório Paroquial - Horários

Segunda das 10h às 12h;

Sexta das 16h às 17.45h.

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Visitas aos Doentes 

 

Párocos