Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
Segunda das 10h às 12h;
Sexta das 16h às 17.45h.
«Se o teu irmão te ofender, vai ter com ele e repreende-o a sós.»
Viver na ofensa! Sustentar a maldade! Alimentar a raiva! Calar perante a injustiça!
Sentir indiferença total pelo erro de outro ser humano! Tornar ainda mais pesada a vida de quem sofre!
É o dia-a-dia de quem não tem coragem para permanecer no caminho da Cruz.
Todo aquele que aceita o mal, que não consegue retificar a decisão do outro, não é Cristão.
Todo aquele que não é capaz de construir uma reconciliação, não sabe amar e é um triste Baptizado!
A nossa missão nesta terra, neste tempo confuso e sem amor,
é alertar cada ser humano sobre o perigo das suas más decisões.
Somos sentinelas! Salvamos vidas, não as condenamos…
Ao ouvimos a voz de Deus, colocamo-La em prática e não endurecemos o nosso coração.
Porque sabemos que, mesmo quando provocamos o Senhor que nos dá a vida,
ELE, que é o criador do Universo, é Misericordioso com cada um de nós.
Então, quem és tu e quem sou eu, para não aceitarmos, com toda a caridade que nos habita no peito, os erros dos outros, aqueles que somos chamados a amar, como nos amamos a nós próprios?
Hoje, a liturgia do 23º domingo do Tempo Comum, do ano A, reconcilia-nos com o nosso próprio coração.
Só nos podemos sentir amados se aprendermos a amar, independente,
esta condição inata de Cireneu na vida de todos (sem distinção)!
Ficar indiferente perante as asneiras
que os outros fazem, é reconhecer que também nós só fazemos disparates.
Por isso, O Mestre quando nos fala sobre os motores humanos diz-nos:
«Se te escutar, terás ganho o teu irmão.»
Salvar aquele que está perdido e não sabe é tarefa para quem sabe o Batismo.
Escuta! Oh, Sentinela deste tempo mal-amado…
De que te adianta apontar o dedo aos erros e acusar, ferozmente, quem faz o mal?
Deves fazê-lo, apenas em última instância.
Quando já olhaste nos olhos de quem erra e disseste, assertivamente: “ Estás a errar! ”
Quando já alertaste mais de mil vezes que a atitude é incorreta!
Quando o erro é sempre o mesmo e já esgotaste todos os recursos para que te ouça!
Quando já não consegues ligar o teu coração ao peito de quem, continuamente, mata o Amor e o Bem!
Lembra-te que quando erras e te repreendem, queres primeiro preparar a defesa pelo teu ato.
Então, faz o mesmo com o teu irmão e com a tua irmã.
Mas, fá-lo com AMOR, com Caridade!
Da mesma forma com que queres que o teu irmão, a tua irmã, faça contigo…
Mesmo assim, se não resultar…
junta-te a dois ou três Baptizados, como eu e tu, e reza… porque Jesus dá a dica:
«Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa,
ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus. »
Sentirás que o Mestre está no meio de “nós”,
a reconciliação acontecerá
e tu terás salvo a tua alma!
2 Pensamentos…
FOTOGRAFIAS NOS OLHOS
Ontem, a minha sobrinha, que
tem dois anos e meio, olhou atentamente para a mãe e disse: “A mãe tem
fotografias nos olhos!”. Se calhar, viu-se a si própria naquele olhar maternal.
E ficou deslumbrada e cheia de conforto. Fiquei a pensar, Senhor, que vêem as
pessoas no meu olhar? Que lhes revelo quando reparam no que carrego comigo?
Será que os meus olhos trazem as marcas mais bonitas do que me é dado ver? Será
que na minha cara se reflecte a alegria que sinto quando dou conta da qualidade
de tanta gente que me acompanha? Fica comigo, Senhor, e que os outros possam
ver reflectido nos meus olhos o mais extraordinário de si próprios. (Maria
Victor)
PÁSSAROS
A CANTAR NO CORAÇÃO
Os
olhos não mentiam: tinham a cor de uma cerejeira florida e a luz de uma
nascente de montanha. Apertou-me as mãos, como quem quer imprimir uma ideia e exclamou:
“Estou apaixonada!...” Vesti o melhor dos sorrisos e devo ter desenhado uma
pergunta que não formulei. E ela, a adolescente, voltou a falar: “Parece que
tenho pássaros a cantar no coração”. Que bela imagem, meu Deus, para exprimir a
alegria profunda de amar e ser amado: pássaros a cantar no coração!... Se Tu,
meu Senhor, suportas uma oração adolescente, concede-me esta graça: a graça de
sentir pássaros a cantar no coração quando me acolhes no sacramento da
misericórdia... pássaros a cantar no coração quando celebro a Eucaristia...
pássaros a cantar no coração quando me calo, contemplativo, no silêncio de
qualquer igreja... pássaros a cantar no coração quando não desisto de tentar o
bem, bem feito... pássaros a cantar no coração mesmo nas horas em que o sol não
rompe o forro das nuvens. E que meus olhos não o escondam!... (Pe. João Aguiar)
Rua padre Manuel Marques Silva, s/n
4490-582 Póvoa de Varzim
252624200
252620975
Segunda das 10h às 12h;
Sexta das 16h às 17.45h.