DACS com Ana Maria Silva | 29 Fev 2016
Ateliers cativam jovens na Semana Bíblica
VII Semana Bíblica do Arciprestado de Barcelos termina no dia 06 de Março com a "Festa da Palavra" e a apresentação da "Bíblia de Barcelos".

Ontem, dia 28 de Fevereiro, o arciprestado de Barcelos deu início à VII Semana Bíblica Arciprestal, subordinada ao tema “Missionários da Misericórdia: onde, a quem e como?”

O arranque da iniciativa, orientado pela Equipa Arciprestal de Catequese (ECA), decorreu junto ao Templo do Bom Jesus da Cruz e estendeu-se ao longo da Praceta Sá Carneiro.

Para a abertura da Semana Bíblica foram convidados todos os adolescentes que frequentam a catequese nas 89 paróquias do arciprestado. "Vocação e Missão neste ano da Misericórdia” foi o tema que preencheu o Domingo.

Nesta actividade, a ECA teve a colaboração dos Missionários Combonianos que, sob a orientação do Padre Leonel, dinamizaram oito ateliers com diferentes dinâmicas ligadas às diferentes vocações / missões.

Cada adolescente foi convidado a dirigir-se a um primeiro atelier onde efectuou um "check-in" e recebeu um passaporte de acesso a sete ateliers: Vocação secular, Vocação sacerdotal, Vocação missionária, Vocação laical, Vocação cristã, Vocação à  vida religiosa, Vocação, missão e música. Em cada atelier, e depois de participarem na dinâmica proposta, os jovens receberam um carimbo. No fim do percurso, foram convidados a entrar no Templo do Bom Jesus da Cruz, local onde se encontrava o Santíssimo exposto, com espaço de oração e reflexão a acompanhar.

A actividade terminava com o regresso ao "check-in", onde mediante apresentação de passaporte carimbado, os jovens recebiam um símbolo relativo à dimensão vocacional de cada cristão.

A Semana Bíblica tem a a sua próxima actividade hoje, dia 29, com uma conferência proferida pelo Frei Herculano Alves, Capuchinho, com o tema “Do Deus da justiça ao Deus da misericórdia”.

A iniciativa promovida pelo arciprestado de Barcelos tem o apoio da Arquidiocese de Braga e da Câmara Municipal de Barcelos.

Palavras-Chave:
Semana Bíblica  •  Barcelos  •  Jovens