26 Nov 2013
ZONA PASTORAL DA APARECIDA REALIZOU ENCONTRO DE COROS
No âmbito do encerramento do Ano da Fé.

No encerramento do Ano da Fé, a zona pastoral de Nossa Senhora Aparecida do arciprestado de Barcelos realizou, no passado dia 22, na igreja paroquial de Aborim, Barcelos, um encontro de grupos corais litúrgicos, que contou com a presença de nove grupos: Quintiães e Aguiar (com um total de 31 elementos), Nossa Senhora Aparecida de Balugães (20), Tregosa (15), Coral de Santiago de Cossourado (19), grupo de jovens “Kyrios” de Carapeços (24), S. Pedro de Fragoso (20), Carapeços e Santa Leocádia de Tamel (25), Grupo Coral e Social da Paróquia de Aborim (24) e Creixomil (22).

Cada grupo cantou dois ou três cânticos. No final da atuação de cada coro, todos os coralistas juntaram-se junto do altar para cantarem o hino do Ano da Fé. Os cânticos foram executados com bastante primor, notando-se, no entanto, em aguns coros um puco de nervosismo, próprio de quem anda nestas andanças pela primeira vez.

Usando da palavra antes da atuação dos coros, o vice-arcipreste de Barcelos e coordenador da zona pastoral da Aparecida, padre João Antunes, pároco de Creixomil, Vilar do Monte, Santa Leocádia de Tamel e Carapeços, explicou que a razão da presença de todos na igreja de Aborim tinha a ver com o encerramento do Ano da Fé.

Por seu turno, o arcipreste de Barcelos, padre José Araújo, pároco de Galegos Santa Maria e S. Martinho, falou no fim da atuação dos coros, tendo palavras para louvar a iniciativa e agradecer a presença dos coralistas e das pessoas que se deslocaram a Aborim para assistir à atuação.

Com a ajuda do padre Paulo Jorge Sá, pároco de Aguiar, Quintiães, Aborim, Cossourado e Panque, o arcipreste entregou aos coros presentes e aos ausentes (representados pelos seus párocos) uma lembrança. Numa noite fria, foram quase duas horas de louvor a Deus através da música.

Entretanto, no passado domingo, no santuário de Nossa Senhora Aparecida, a zona pastoral encerrou o Ano da Fé com Vésperas solenes, procissão do Santíssimo Sacramento em redor do santuário e bênção do Santíssimo.

Os cânticos foram animados pelo Grupo Coral Nossa Senhora Aparecida. Presidiu ao ato religioso o padre João Antunes, que, no fim da leitura, fez uma homilia, destacando a necessidade, no seguimento do pensamento do Beato Papa João Paulo II, de uma nova evangelização, mas também da auto-evangelização.

Foi uma hora e meia de louvor a Jesus sacramentado presente na hóstia consagrada exposta na custódia. Apareceu muita gente, sendo o edifício do santuário pequeno para acolher a todos. Na procissão, alguém contou 25 bandeiras do Santíssimo Sacramento e das Associações do Sagrado Coração de Jesus provenientes de todas as 16 paróquias da zona pastoal, que são servidas por sete párocos todos presentes nesta jornada de oração: João Manuel Pinheiro Antunes, Paulo Jorge Brás de Sá, José Francisco Lopes Lima (Balugães e Durrães), Ernesto Carvalho Faria (Tregosa e Aldreu), Manuel de Brito Ferreira (Fragoso e S. Paio de Antas, do arciprestado de Esposende), Manuel António Ferreira Afonso (Palme) e Manuel Domingos Sampaio Viana (Feitos e S. Bartolomeu do Mar, de Esposende).

Por seu turno, a zona pastoral de Nossa Senhora da Saúde do mesmo arciprestado de Barcelos encerrou também o Ano da Fé com dois atos, tendo o padre Manuel Jorge da Silva Gomes, pároco de Viatodos, Minhotães e Monte Fralães, considerado que foi «excelente» a maneira como decorreu o encerramento.

No dia 23, no salão paroquial de Pereira, houve um sarau cultural «magnífico»: «uma autêntica catequese que penso que vai dar os seus frutos». No domingo, foi na paróquia de Viatodos, às 15:00, com a oração de Vésperas e procissão, que contou com a presença dos padres José Adílio (pároco de Remelhe, que presidiu), Tiago Pereira de Barros (Pereira e Pedra Furada), António Palma (Grimancelos), António Laranjeira (Macieira de Rates, Courel e Gueral), José Campos (Negreiros) e Álvaro (Silveiros, Góios, Carvalhas e Chorente). Apenas faltou um pároco.

No dizer do padre Jorge Gomes, «foi uma hora e meia bem aproveitada». Este sacerdote aproveitou a ocasião de em Viatodos decorrer o lausperene anual para congregar muita gente de outras paróquias. «Foi magnífico», classifica o pároco de Viatodos.

Sampaio Viana