Arquidiocese

Horários

Catequese Digital

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social | 25 Jun 2013
ROMAGEM AO TÚMULO DE FREI BERNARDO
Integrada na vivência pastoral deste Ano da Fé, está a ser organizada uma romagem ao túmulo do Servo de Deus Bernardo de Vasconcelos, beneditino natural da paróquia de S. Romão do Corgo, em Celorico de Basto.
PARTILHAR IMPRIMIR
 


Integrada na vivência pastoral deste Ano da Fé, está a ser organizada uma romagem ao túmulo do Servo de Deus Bernardo de Vasconcelos, beneditino natural da paróquia de S. Romão do Corgo, em Celorico de Basto.

Esta iniciativa, que decorre no sábado dia 6 de julho, é organizada pela comissão promotora da causa de beatificação que pretende, assim, dar impulso à devoção de Frei Bernardo na Arquidiocese de Braga, de onde é natural.

O programa da romagem, que inclui também uma passagem pelo santuário de Nossa Senhora da Graça em Mondim de Basto, fica marcado pela eucaristia na igreja de S. Romão do Corgo, que vai ser presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, a partir das 11h00. Recorde-se que é nesta igreja que está sepultado o Servo de Deus Bernardo de Vasconcelos.

Do programa consta ainda uma visita guiada à Casa do Marvão, residência familiar de Frei Bernardo, onde nasceu e passou parte da sua infância.

A saída do autocarro está marcada para as 08h45 desde a Faculdade de Teologia, na rua de Santa Margarida, estando a chegada prevista para as 18h15.

As inscrições, que têm o custo de 20 euros, podem ser efetuadas nos Serviços Centrais da Arquidiocese ou então para os números 253216462, 934204226 ou 966178514.

Recorde-se que Frei Bernardo de Vasconcelos, natural da Arquidiocese de Braga, foi um poeta místico e monge beneditino que, apesar de ter falecido com 29 anos de idade, deixou uma importante obra poética e um rasto de santidade. Foi autor de várias obras, entre as quais, “Cântico de Amor”.

Estando já declarado Servo de Deus, Frei Bernardo aguarda a “passagem” para venerável, finda a qual poderá, através de um milagre ou graça obtida, ascender à categoria de Beato.

Recentemente, a Arquidiocese promoveu um colóquio e uma exposição que visavam recordar Frei Bernardo de Vasconcelos, que foi declarado por D. Jorge Ortiga como um dos «rostos de fé» a ser recordado neste ano pastoral.

 

(foto: Hugo Viegas)

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190