DACS com Agência Ecclesia/Vatican News | 16 Dez 2019
António Guterres elogia papel do Papa Francisco na defesa da paz
Secretário-geral da ONU confessa decepção com resultados da COP25 e mostra-se preocupado com aumento da intolerância religiosa.
  © SEAN GALLUP / GETTY IMAGES

O secretário-geral da ONU, António Guterres, elogiou o papel do Papa na defesa da paz e das causas ambientais. As declarações foram feiras numa entrevista ao portal de notícias do Vaticano, divulgada hoje.

Em vésperas do 83.º aniversário de Francisco, o responsável português – que esta semana se vai encontrar com o Papa – manifesta a sua “admiração” pelo pontífice.

“É uma voz forte sobre a crise climática, sobre a pobreza e sobre a desigualdade, sobre o multilateralismo, sobre a proteção dos refugiados e migrantes, o desarmamento e sobre muitas outras questões importantes”, sustenta Guterres.

Para o secretário-geral das Nações Unidas, a figura do Papa é uma referência no trabalho da ONU pelo “desenvolvimento sustentável, a luta pelas mudanças climáticas e a promoção de uma nova cultura de paz”.

António Guterres adianta que vai falar com Francisco sobre o tema da liberdade religiosa, mostrando-se “profundamente preocupado pelo aumento da intolerância”.

O responsável português mostra-se, também, “desiludido” com os resultados da COP25 – Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que decorreu em Madrid.

“A comunidade internacional perdeu uma importante ocasião para afirmar uma ambição mais decidida sobre a mitigação, a adaptação e o financiamento para lutar contra a crise climática”, observou Guterres.

Apontando ao 75.º aniversário da ONU, em 2020, o secretário-geral admite a necessidade de mudanças e, em particular, diz que cabe aos Estados membros determinar “o modo como será reformulado o Conselho de Segurança”.

Palavras-Chave:
António Guterres  •  Papa Francisco  •  paz  •  ambiente