DACS | 18 Out 2019
Orçamento Participativo conta com "Aldeia das Religiões"
No Orçamento Participativo podem votar todos os cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos que residam, trabalhem ou estudem em Braga.

A sexta edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga aceita votações até ao dia 15 de Novembro e um dos projectos que vai a votos é a "Aldeia das Religiões".

Foi o Pe. João Torres, pároco de Priscos, a lançar o desafio desta iniciativa que pretende "promover o encontro e a interacção ecuménica e inter-religiosa, à semelhança do que aconteceu no ano de 2012, em Priscos".

O sacerdote afirma que Priscos foi capaz de oferecer "uma pedagogia de interculturalidade à sociedade bracarense" e que pretende que o mesmo se repita com esta iniciativa.

"É muito comum conhecermos pessoas de diferentes religiões e, consequentemente, com tradições e hábitos diversificados. Respeitar essas diferenças é fundamental, principalmente porque o objectivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados à sua natureza, princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro", sublinha.

A acontecer, a “Aldeia das Religiões” será pioneira em Portugal e Europa e a segunda experiência do género no mundo. A primeira aconteceu em Julho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, por ocasião da Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente (Eco-92), onde se reuniram várias confissões religiosas em diversas tendas.

A iniciativa contará com duas novidades relativamente ao que aconteceu no Brasil: trata-se de dois lugares de convívio, a "Tenda do Encontro" e o "Refeitório Comum". Pode saber mais sobre o projecto (PROJETO OP20/PROJ0008aqui.

No Orçamento Participativo podem votar todos os cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos que residam, trabalhem ou estudem em Braga e que se inscrevam no portal do Orçamento Participativo da autarquia.

Palavras-Chave:
CMB  •  Braga  •  Priscos  •  Aldeia das Religiões  •  Pe. João Torres