Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
7 Jun 2019
Novos presbíteros conviveram em Coimbra
Encontro juntou sacerdotes ordenados na Arquidiocese de Braga desde há dez anos e Bispo Auxiliar.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Decorreu nos dias 3 e 4 de junho, na cidade de Coimbra, um encontro e convívio com os sacerdotes ordenados na Arquidiocese de Braga desde há dez anos. Estiveram presentes 17 sacerdotes, juntamente com o Bispo Auxiliar D. Nuno Almeida e pelo sacerdote responsável pelo acompanhamento dos sacerdotes mais novos, o Pe. Francisco Carreira. 

Na cidade universitária foram acolhidos no Seminário Maior de Coimbra pelo reitor da instituição, o Pe. Nuno Santos. O encontro foi marcado pela visita ao Seminário Maior e ao museu Pe. Nunes Pereira, sacerdote e mestre na arte da xilografia. 

A vertente cultural continuou na Universidade de Coimbra, na companhia do director da Biblioteca Geral da Academia, José Augusto Cardoso Bernardes. Durante o encontro foram apresentadas aos sacerdotes alguns dos ex-libris da Biblioteca como a Bíblia Atlante, uma das 35 impressões de Os Lusíadas, uma Bíblia hebraica e um manuscrito de Cristóvão Ferreira, o jesuíta português do filme "Silêncio" que chocou ao renunciar à fé no Japão. 

Os presbíteros concelebraram na eucaristia presidida por D. Nuno na Sé Velha de Coimbra, seguindo-se o jantar e um passeio nocturno pela cidade.

No dia seguinte, depois do pequeno almoço e da oração, o Pe. Nuno Santos reflectiu com o grupo o tema da sua tese de doutoramento: “A esperança que Jesus dá”. 

"Foi um dos momentos altos deste encontro-convívio. A partilha do reitor do Seminário permitiu o diálogo para além do tema apresentado, levando-o a questões práticas do dia-a-dia pessoal e pastoral dos sacerdotes. Este foi um encontro diferente de outros já acontecidos. Foi pautado pela simplicidade e pela serenidade. Deu para descansar, estar uns com os outros, conhecer e enriquecer, conviver e partilhar experiências. Sobressaiu a experiência do encontro e da amizade", explicou o Pe. Francisco Carreira.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190