DACS com DAPV | 24 Abr 2019
Subsídios para a Semana das Vocações já se encontram disponíveis
Semana de Oração pelas Vocações é celebrada de 5 a 12 de Maio.

O Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional (DAPV) elaborou um conjunto de subsídios para a Semana das Vocações, que este ano se celebra entre os dias 5 e 12 de Maio, subordinada ao tema "A coragem de arriscar pela promessa de Deus".

Ao Departamento bracarense coube a elaboração de todos os subsídios a divulgar a nível nacional, destinados a todas as dioceses do país, de modo a melhor promover a celebração e vivência da semana.

"Assim, desde o hino e respectivo videoclipe à proposta de um momento cultural, que ultrapassam largamente as fronteiras do estritamente religioso, propomos ainda um vasto leque de subsídios que convidam à oração, em diferentes contextos e dedicados a várias faixas etárias como a Oração da Semana, a Vigília de Oração, a Lectio Divina, os Mistérios do Terço e Orações “Passo-a-Rezar”, refere o DAPV.

As várias propostas de formação adiantadas pelo Departamentro são adaptadas às diferentes faixas etárias e também se dirigem, em contexto de catequese, às crianças, adolescentes, jovens e pais, assim como aos alunos de EMRC.

Entre os materiais podem encontrar-se os textos e música para as celebrações litúrgicas e as propostas para momentos mais lúdicos que não deixam de ser formativos, com um forte convite à oração e à reflexão. São exemplo desses momentos uma Peregrinação Vocacional e uma proposta de itinerário de visita a um Seminário ou Instituto Religioso.

"O objectivo principal destes subsídios será sempre ajudar a promover uma pastoral testemunhal, do encontro, do chamamento e do acompanhamento, ao serviço da comunhão e de uma Igreja sinodal, ao jeito da pedagogia de Jesus Cristo, onde cada um é interpelado a percorrer um caminho de verdadeiro discernimento vocacional, para que a Pastoral Vocacional seja, efectivamente, (re)colocada no coração das comunidades e se possa implementar uma renovada e profícua cultura vocacional, transversal a todos os setores de pastoral, a todo o dinamismo da acção eclesial", explica o DAPV.

Todo o material está disponível aqui.

As pagelas encontram-se disponíveis nos Serviços Centrais, de modo a serem utilizadas em todas as paróquias da Arquidiocese.

Palavras-Chave: