DACS com Agência ECCLESIA | 25 Mar 2019
Papa assinou carta pós-sinodal aos jovens
A exortação 'Cristo Vive' vai ser publicada e apresentada pelo Vaticano em data ainda a definir.
  © Vatican News

O Papa assinou hoje, no santuário mariano do Loreto, uma carta aos jovens na sequência do Sínodo dos Bispos dedicado às novas gerações, desejando que a Igreja ouça os jovens e os ajude a encontrar o seu caminho de vida.

“Que a Santíssima Virgem ajude todos, especialmente os jovens, a percorrer o caminho da paz e da fraternidade, baseado no acolhimento e no perdão, no respeito pelos outros e no amor que é dom de si”, disse no discurso que fez em Loreto.

O Papa sublinhou que a preocupação do seu novo texto é ajudar as novas gerações no processo de “escuta da palavra-projecto de Deus”, discernimento e decisão, envolvendo os diversos campos da pastoral da Igreja – juvenil, vocacional e familiar.

“A família e os jovens não podem ser dois sectores paralelos da pastoral das nossas comunidades, mas devem caminhar juntos, porque muitas vezes os jovens são aquilo que uma família lhes deu no período de crescimento”, observou.

Francisco quer que os jovens estejam “prontos e disponíveis” para responder a Deus, reconhecendo-o “num nível mais profundo, onde actuam as forças morais e espirituais”.

“Aqui, a Virgem Maria, a jovem plena de graça, continua a falar às novas gerações, acompanhando cada um na busca da sua própria vocação. Por isso, quis assinar aqui a exortação apostólica, fruto do Sínodo dedicado aos jovens, que se intitula ‘Christus vivit – Cristo vive’”, explicou Francisco.

A intervenção sublinhou a necessidade de “descobrir as surpresas de Deus” no projeto de vida de cada um, com “plena confiança e disponibilidade total”.

A exortação Cristo Vive vai ser publicada e apresentada pelo Vaticano em data ainda a definir.

Palavras-Chave:
Papa Francisco  •  Jovens  •  Sínodo