Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 18 Mar 2019
Semana Nacional Cáritas já começou
O destaque vai para o peditório público, entre os dias 21 e 24 de Março.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Cáritas Portuguesa

Já começou a Semana Nacional Cáritas, com o tema “Juntos numa só Família Humana”. A Cáritas promove, assim, até ao dia 24 de Março, a reflexão na sociedade portuguesa sobre a relação com os outros.

“Sabemos por experiência que é a partir do pessoal encontro com o outro que poderemos compreender quem somos”, escreve D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, na mensagem para a Semana Nacional da Cáritas que assinala o Dia Nacional Cáritas e onde se lê também que “há que ‘cuidar do mundo’, cuidando ‘da qualidade de vida dos mais pobres’. A solidariedade não pode permanecer no abstrato. A missão da Cáritas é despertar para esta solidariedade no concreto (…)”.  

Durante esta semana as diferentes Cáritas diocesana que compõem a rede nacional Cáritas promovem momentos de envolvimento público e de animação local. A nível nacional o destaque vai para o peditório público, entre os dias 21 e 24 de Março. Este é um momento que a Cáritas privilegia não apenas pela sua dimensão de angariação de verbas, que se destinam à acção social local de todas as Cáritas diocesanas, mas por ser uma oportunidade de contacto directo com a população, com aqueles que apoiam a missão da Cáritas e, também, em muitas situações, com aqueles que são beneficiários da acção da Cáritas em Portugal. 

No ano de 2018 a rede nacional Cáritas registou mais de 120 mil atendimentos. “Estes são dados que representam uma leitura da sociedade portuguesa que nos continua a dizer que há um número demasiado elevado de pessoas que, enquanto aguardam por medidas de política redistributivas mais equitativas, necessitam de apoio da sociedade civil para poderem responder às necessidades básicas de sobrevivência e de dignidade humana” afirma Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

A rede Cáritas é constituída, em Portugal, por vinte Cáritas diocesanas, unidas na Cáritas Portuguesa. A nível nacional este trabalho é feito por um conjunto de 1500 colaboradores profissionais, 80 dirigentes e conta com a colaboração regular de cerca de 250 voluntários e mais de 5 mil voluntários ocasionais.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190