DACS | 26 Fev 2019
Ciclo sobre as Sete Dores da Virgem Maria regressa dia 28
Palestras sobre a representação artística dos sofrimentos da Virgem começam esta Quinta e estendem-se semanalmente pela Quaresma.

Começa já no próximo dia 28 de Fevereiro, na Basílica dos Congregados, o ciclo de palestras dedicado à iconografia das Sete Dores de Nossa Senhora. Nelas serão analisadas as diferentes maneiras de representar artisticamente os sofrimentos da Virgem, principalmente na pintura e na escultura.

Uma observação mais atenta de algumas dessas obras de arte vai permitir descobrir também que as manifestações da piedade cristã se vão modificando ao longo dos tempos, correspondendo a alterações da sensibilidade religiosa. Deste modo, procurar-se-á viver o período quaresmal de um modo mais intenso.

O contacto com as obras de arte promete elevar espiritual e intelectualmente cada um dos presentes, assim como expõe a forma como a religião cristã tem sido, ao longo da história, a grande fonte de criação artística e a força transformadora das sociedades.