Arquidiocese

Gen verde: Bilhetes à venda
[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 8 Fev 2019
Enovar começa sobre mote da “renovação inadiável"
Conferência sobre liderança à luz da fé decorre esta Sexta e Sábado, dias 8 e 9 de Fevereiro, no Espaço Vita.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DACS | Espaço Vita

A edição de 2019 da conferência Enovar teve início esta manhã num ambiente de "renovação inadiável", ideia sublinhada pelo Pe. Jorge Silva Santos, o director nacional Alpha, e por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, ao dar as boas-vindas aos participantes que enchiam o auditório do Espaço Vita.

Depois de uma sessão de abertura de louvor através de um momento musical, o Pe. Jorge Silva Santos, director do Alpha Portugal, acolheu todos os participantes da conferência no espírito de renovação e abertura a novas formas de liderança.

D. Jorge Ortiga afirmou a "urgência de uma renovação e de uma reforma" na pastoral da Igreja. "É mais usual centrar as prioridades no exercício de uma reforma. Mas ela, na ausência de um processo de renovação, não convencerá ninguém", afirmou o Arcebispo de Braga, para quem é "um imperativo categórico apostar no ser como condição para um fazer com credibilidade".

"Em experiências de pequenos grupos, de âmbitos diferentes, devemos promover a cultura do encontro perante a generalizada cultura da indiferença, na comunhão uns com os outros. (...) Como consequência, as paróquias, comunidade de comunidades, anunciarão, de um modo credível, o Evangelho como alegre notícia para hoje", disse, congratulando-se com a presença da conferência na Arquidiocese de Braga.

"Espero que, juntos, percorramos este caminho de renovação eclesial, aqui entre nós e depois nas nossas Igrejas Particulares."

A manhã foi preenchida dois painéis de discussão: o primeiro, sobre "O Plano Pastoral", com Florence de Leyritz e D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra; o segundo, sobre "Renovação", com a contribuição do Pe. Tiago Freitas e também do Pe. James Mallon, que interviu através de vídeo sobre o segundo pilar da renovação de uma paróquia.

A manhã encerrou com a apresentação do livro "Renovação Divina" do Pe. James Mallon. Durante a tarde os participantes vão participar em vários workshops, seguidos de uma intervenção de Florence de Leyritz, uma grande intervenção do Pe. Patrício Oliveira e, por fim, um serão de louvor.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190