Subsídios Semeadores de Esperança (2018/2019)

DACS com Agência ECCLESIA | 8 Jan 2019
Panamá apresentou papamóvel de Francisco na JMJ
Papamóvel conta com uma escada rolante e uma cadeira giratória de 360 graus.

A Arquidiocese do Panamá deu a conhecer o Papamóvel oficial que o Papa Francisco vai usar durante a visita apostólica à cidade latino-americana por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2019, de 23 a 28 de Janeiro.

No seu site, a Arquidiocese do Panamá informa que o Papamóvel de Francisco foi adaptado um Ford Ranger XLT com “todas as especificações solicitadas pelo Vaticano para manter a segurança e o conforto” do Papa.

A carrinha, que foi apresentada oficialmente este Domingo, conta com uma escada rolante, uma cadeira giratória 360°, uma janela na parte traseira da cabine principal para o Papa argentino “ter uma melhor comunicação com o motorista” do veículo de cabine dupla e mudanças automáticas.

Ana Victoria Taboada e Edwin Chaverra lideraram a equipa de jovens que trabalhou na concepção e montagem do novo Papamóvel que contou com designers, engenheiros mecânicos, arquitectos, técnicos e soldadores, entre outros colaboradores.

“Essa experiência foi incrível e uma grande honra; O facto de sermos jovens e fazer isso pela JMJ, mostra que os jovens são muito capazes de fazer grandes coisas”, disse Ana Victoria.

A Arquidiocese do Panamá realça que o Papamóvel que Francisco vai usar na visita apostólica, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude foi conseguido por mãos panamenses, com a contribuição de duas empresas, a Distribuidora David, que “doou o carro”, e a Tri-Estrela Central, “responsável pela concepção e fabrico”.

O Papa Francisco tem também ao dispor o carro que usou na sua visita à Colômbia, entre 6 e 11 de Setembro de 2017, que foi emprestado pela Conferência Episcopal Colombiana às autoridades religiosas e civis do Panamá, a 26 de Dezembro de 2018.

Segundo o programa divulgado pela Santa Sé, a viagem apostólica internacional de Francisco ao Panamá começa no dia 23 de Janeiro de manhã, no aeroporto de Fiumicino, em Roma, e a chegada ao aeroporto panamiano de Tocumen está prevista para as 16h30 (hora local) depois de quase 13 horas de voo, numa extensão de 9500 quilómetros.

Esta será a terceira jornada mundial da juventude presidida pelo Papa argentino, depois de Rio de Janeiro, em 2013, e Cracóvia em 2016.

Departamento para a Comunicação Social