DACS | 26 Nov 2018
Sé volta a celebrar Dia de S. Geraldo com o “Milagre da Fruta"
A iniciativa vai realizar-se no dia 5 de Dezembro (4ª feira), pelas 10h30.

O Serviço Educativo do Tesouro-Museu da Sé de Braga, em colaboração com a Escola EB1 da Sé, organiza, mais uma vez, a representação “S. Geraldo e o Milagre da Fruta”Esta actividade, além do seu interesse educativo, dá a conhecer uma lenda com longa tradição na Catedral.

A iniciativa vai realizar-se na Sé de Braga, no dia 5 de Dezembro (4ª feira), pelas 10h30.

Já a Capela de SGeraldo estará aberta ao público durante todo o dia, mostrando o retábulo ornamentado com a fruta da época, uma alusão ao suposto milagre de SGeraldo.

A comemoração do dia de SGeraldo é já uma tradição na Sé de Braga. SGeraldo nasceu em Cahors, França. Entrou muito novo para o Mosteiro de Moissac, onde estudou e se tornou famoso pelas suas qualidades humanas e intelectuais. Foi Arcebispo de Braga do ano de 1099 a 1108. Morreu em Bornes, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, no dia 5 de Dezembro de 1108, durante uma visita pastoral que realizava por aquelas terras. É o padroeiro da cidade de Braga. Na Sé foi responsável por várias reformas e mandou construir uma Capela que dedicou a S. Nicolau e onde está sepultado.